As diferenças entre alergia por comidas e intolerância alimentar

As diferenças entre alergia por comidas e intolerância alimentar

Certamente você já ouviu falar sobre intolerância a glúten, lactose ou alguma outra substância. Este problema causa dificuldade na hora de digerir determinados elementos presentes nos alimentos. Entre os mais comuns, o leite é o campeão. No entanto, apesar do incômodo e diferente dos quadros alérgicos, a intolerância não causa riscos graves.

A maior diferença apresentada entre intolerância e alergia é a forma como o organismo reage quando entra em contato com o alimento. Enquanto na intolerância há dificuldade na digestão, levando a sintomas gastrointestinais, na alergia há uma resposta imunológica, fazendo com que o organismo crie anticorpos, como se o alimento fosse um agente agressor.

A intolerância pode afetar qualquer indivíduo, independente do histórico familiar, sendo mais comum em crianças maiores e adultos jovens. Já as alergias alimentares são mais frequentes na infância e possuem um caráter genético, podendo atingir vários membros da família. De qualquer forma, os sintomas são semelhantes e o ideal é consultar um médico para descobrir o melhor tratamento.

A intolerância ao leite e seus derivados, que está entre os casos mais comuns, acontece devido à falta ou diminuição da enzima lactose, que é responsável pela digestão do alimento. Além desse, os principais são, camarões, peixes, mariscos, chocolate, café, chá, tomate, ovos, pimenta, banana, entre outros. Alimentos com corantes, aromatizantes e conservantes também podem causar sintomas de intolerância.

Geralmente, os sintomas se restringem ao sistema digestivo, podendo só aparecer após 72 horas da ingestão do alimento. Entre os incômodos estão a diarreia, cólicas, dor e distensão abdominal, ruídos intestinais, náuseas, vômitos e flatulências. Mas com o aparecimento de qualquer sintoma o indicado é consultar um médico.


Links Relacionados


Pesquisa revela perfil dos homens que mais proporcionam orgasmos para as mulheres

Pesquisa revela perfil dos homens que mais proporcionam orgasmos para as mulheres

Uma pesquisa que envolveu a participação de 103 mulheres solteiras, entre 20 ....
Ressaca tem cura?

Ressaca tem cura?

Existe cura para a ressaca?   A maioria das pessoas provavelmente já sofreu ....
Sem Foto

Saiba como tratar a dor nas solas dos pés

Se logo ao sair da cama ao acordar você pisa no chão e sente uma forte dor na ....
Saiba o que são os nevos, as famosas pintinhas na pele e descubra se são perigosas ou não

Saiba o que são os nevos, as famosas pintinhas na pele e descubra se são perigosas ou não

Muitas pessoas têm pintas e sinais espalhados pelo corpo que nem sempre apresentam a ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo