Coletor Menstrual: opção econômica e ecológica

Coletor menstrual é um recipiente reutilizável, em formato parecido com o um sino ou uma taça, composto de silicone ou de outro material maleável, que tem como finalidade colher a menstruação. 

Para usar o coletor menstrual é preciso inseri-lo no canal vaginal, mais ou menos como um absorvente interno, mas com a diferença de não precisar empurrá-lo. A própria pressão das paredes vaginais irá mantê-lo no lugar.

Ao ser inserido no canal vaginal, o coletor menstrual forma o vácuo. Ao impedir que o sangue entre em contato com o ar, o coletor evita maus odores.

Para retirar o coletor menstrual é preciso forçá-lo um pouco para fora, esvaziando-o no vaso sanitário ou na pia. Sempre que necessário, é possível lavar o coletor menstrual com sabão neutro. Ao final de cada ciclo menstrual, o coletor menstrual precisa ser esterilizado.



A maioria das marcas tem dois tamanhos diferentes de coletor menstrual, sendo o menor indicado para mulheres sem filho e, o maior, para aquelas que já são mães. 

O coletor menstrual só causa vazamentos nos casos em que é colocado de maneira inadequada, por isso, é indicado que se pratique bastante a colocação do coletor antes de usá-lo de fato.

O uso do coletor menstrual não impede a prática de nenhuma atividade física, nem mesmo da natação, e recomenda-se que o coletor seja esvaziado em um intervalo entre 4h e 8h. 


Além de ser um produto ecológico, livre de produtos químicos tradicionais, o coletor menstrual não gera resíduos. É possível utilizar o mesmo coletor por até 10 anos, tornando-o mais econômico do que os absorventes. 

O uso de coletor menstrual também diminui as chances de infecções geralmente associadas ao uso de absorventes externos e tampões, como a Síndrome do Choque Tóxico (SCT) e de irritações na pele provocadas pelos componentes perfumados.

De acordo com os ginecologistas, o coletor menstrual não é indicado para mulheres virgens porque a inserção e a retirada do coletor pode provocar o rompimento do hímen e nem no período de pós-parto, mas pode voltar a ser usado após quarenta dias. 

Links Relacionados


Aplicativos para emagrecer

Aplicativos para emagrecer

Aplicativos para emagrecer com reeducação alimentar. Aplicativos para e ....
Coletor Menstrual: opção econômica e ecológica

Coletor Menstrual: opção econômica e ecológica

Coletor menstrual é um recipiente reutilizável, em formato parecido com o um sino ou uma t ....
Urologia

Urologia

Urologia é uma especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento ....
Fases do Ciclo Menstrual

Fases do Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual consiste no conjunto de alterações que ocorrem no corpo da mulher que tê ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo