Caspa, Verdades e Mentiras

Caspa não é uma doença e nem falta de higiene. A caspa é a forma mais suave da dermatite seborréica, uma disfunção epitelial sem causa bem estabelecida. É um problema crônico que, como tal, não tem cura. No entanto, o controle é fácil, geralmente realizado com xampus a base de zinco e cetoconazol, que devem ser utilizados de forma contínua.

Diferentemente do que se pensa, não é contagiosa e pode surgir em todos os tipos de cabelo. Um mito alimentava a ideia de que os homens, por terem cabelos mais oleosos, tendiam a sofrer mais com a caspa do que as mulheres. 

Contudo, um estudo recente afirmou que a incidência de caspa nos homens é de 42% e entre mulheres de 39%, diante do que é possível afirmar que a inflamação ocorre igualmente em ambos os sexos. Isso por que além do tipo de cabelo, existem muitos outros fatores externos que contribuem para o surgimento e para a proliferação da caspa, como alterações hormonais, clima seco, mudanças repentinas de temperatura e estresse.

verdades e mentiras sobre a caspa

A caspa também não provoca a calvície, pois essa condição está relacionada à predisposição genética. O que pode acontecer é que, devido à inflamação do couro cabeludo, como a que acontece em situações de caspa, possa vir a contribuir para o agravamento da calvície.

É mais comum entre adultos de 18 e 40 anos, no entanto, até mesmo bebês podem ter caspa. Isso pode acontecer devido aos hormônios que a mãe passa para o filho através da placenta. Nesses casos é fundamental procurar um especialista da área para indicar a melhor forma de tratamento.

Um efeito recorrente da caspa é a coceira. E como em qualquer quadro de irritação da pele, coçar o local deve ser evitado ao máximo. Esfregar a área com as unhas ou a ponta dos dedos acentua o quadro de inflamação, o que contribui para agravar o problema.

A caspa é a descamação do couro cabeludo agravada por uma dermatite. Clique para saber mais sobre as causas da caspa

Links úteis:
Tratamento para Caspa


Links Relacionados


Psoríase

Psoríase

De causa desconhecida, a psoríase é caracterizada por lesões eritematoescamosas e pode afe ....
Herpes

Herpes

No Brasil, todo ano o vírus da herpes faz 640 mil novas vítimas, cerca de 1.700 pessoas p ....
Esfoliação

Esfoliação

Técnica retira manchas e previne pelos encravados O que é uma esfoliação e para que ....
Sem Foto

Cuidados com a pele negra na hora da depilação

Depilar o corpo é uma preocupação estética que interessa tanto ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo