Causas da caspa

Caspa nada mais é do que a descamação do couro cabeludo agravada por uma inflamação na pele, fenômeno que atinge 40% da população brasileira. A descamação é um processo natural de renovação da pele que acontece durante toda a vida. Células mortas são substituídas por novas o tempo todo em todas as partes do nosso corpo. Contudo, no caso da caspa, este processo é agravado e torna-se visível em casos de dermatite, ou seja, quando há inflamação da pele. Só então o processo natural passa a ocorrer em excesso, ocasionando o surgimento de pequenos "flocos" brancos.

caspa simples

Existem dois tipos diferentes de caspa: a mais comum é a caspa seca, que resulta na formação dos “flocos" brancos. O outro tipo de descamação gera uma substância mais grossa e mais gordurosa, que adere ao couro cabelo e causa um processo de inflamação mais grave e formas variáveis.

As áreas mais atingidas pela caspa são aquelas onde há maior presença de glândulas sebáceas. A incidência é maior no couro cabeludo, mas em alguns casos atinge também barba, bigode, sobrancelhas e até mesmo as orelhas. Depois de consolidada, a caspa pode atrair o fungo Malassezia globosa, o que contribui para acentuar o quadro.

A caspa causa, além da descamação acentuada por inflamação, irritação e a sensação de couro cabeludo ressecado. Clique para saber mais sobre prevenção e tratamento da caspa.  


Links Relacionados


Caspa, Verdades e Mentiras

Caspa, Verdades e Mentiras

Caspa não é uma doença e nem falta de higiene. A caspa é a forma mais suave da dermatite s ....
Envelhecimento

Envelhecimento

O envelhecimento deve ser visto e aceito por todos como um processo natural. No início do ....
Psoríase

Psoríase

De causa desconhecida, a psoríase é caracterizada por lesões eritematoescamosas e pode afe ....
A relação das estrias com a incontinência urinária

A relação das estrias com a incontinência urinária

Em dezembro de 2016 foi publicado em uma das revistas científicas mais importantes ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo