Iontoforese

O que é iontoforese?

Este tratamento consiste em uma técnica que permite a absorção de princípios ativos ou oligoelementos pela pele, por meio de um aparelho que emite correntes elétricas. Esta prática pode ser feita em conjunto de vários tipos de produtos, que serão administrados de acordo com o objetivo do tratamento. Esta função se da através de uma corrente galvânica, com o auxílio de uma caneta rolo (parte do equipamento usado), a qual tem como objetivo introduzir substâncias (princípios ativos específicos) polarizadas, hidrossolúveis, fazendo uma revitalização corporal e facial. É frequente a aplicação de produtos à base de ureia, colágeno, elastina, entre outros.

Quais as indicações terapêuticas para iontoforese?

Combate à celulite, flacidez, ação antienvelhecimento, tratamento contra acne, estrias, rugas, cicatrizes e gordura localizada. Além disso, consiste numa excelente forma de limpar e hidratar profundamente a pele, podendo ser usada tanto no corpo quanto no rosto.

Iontoforese para tratamentos estéticos

Quais os cuidados necessários?

O fisioterapeuta deve ter alguns cuidados, entre eles a escolha das substâncias líquidas, pois somente as que possuem partículas ionizáveis são adequadas ao tratamento, caso contrário, a absorção não será eficaz. Além disso, a concentração de partículas ionizáveis deve ser a adequada ao tratamento.

Em casos de pouca concentração iônica, o efeito produzido não será o desejado, por outro lado, se a concentração for muito elevada, poderá resultar em queimaduras e outras reações indesejáveis. A aplicação de pomadas e de cremes também é desaconselhada, pois todos os produtos devem ser solúveis em água.

Quais as vantagens da iontoforese?

A substância atua diretamente na zona desejada, o produto administrado fica retido tratando-a de forma mais completa e prolongada. O tratamento é feito de forma não evasiva, em que não é preciso recorrer a agulhas ou métodos dolorosos.

Quais as contraindicações?

A iontoforese não é indicada em zonas cardíacas, sob feridas, e em pessoas que apresentarem perda de sensibilidade, dores de cabeça, vertigens, problemas circulatórios, irritações cutâneas ou quaisquer outras reações adversas, após cada aplicação. Não deixe de informar o seu fisioterapeuta a respeito de quaisquer problemas que surjam, e esclareça todas as dúvidas antes de iniciar o tratamento ou durante a sua continuidade.

Qual a duração do tratamento?

Pode-se realizar a iontoforese várias vezes na semana, mas para peles mais sensíveis, aconselham-se sessões semanais. A profundidade da administração das substâncias é variável, podendo ir desde os 6 mm até os 20 mm, e cada sessão dura aproximadamente dez minutos por área. Por sua vez, o número de sessões realizadas não deve ser inferior a dez, para que se alcance os resultados almejados.

 iontoforese tratamento


Links Relacionados


Carboxiterapia

Carboxiterapia

Carboxiterapia é um tratamento que pode atuar na celulite, flacidez da pele, estrias, olhe ....
Crioterapia

Crioterapia

Crioterapia é uma técnica francesa que utiliza o frio para auxiliar na perda de gordura l ....
Oxigenoterapia hiperbárica

Oxigenoterapia hiperbáric

Oxigenoterapia hiperbárica é o tratamento pelo qual o paciente com dificuldade de ciatriz ....
RPG

RPG

O que é RPG?   A Reeducação Postural Global (RPG) é um método de tratament ....
Coolsculpting para Criolipólise

Coolsculpting para Crioli

Coolsculpting é um tratamento para gordura localizada não cirúrgico. ....
Eletroestimulação

Eletroestimulação

O que é eletroestimulação? Este é um procedimento que utiliza correntes elétric ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

leidiane
23/08/2013 às 08:23
gostaria de saber em que momento do trat. eu uso a ionforese no trat de linhas e rugas?antes ou depois da mascara?

voltar ao topo