O que é e como prevenir a língua geográfica?

Língua geográfica

A glossite migratória benigna, mais conhecida como língua geográfica, é um distúrbio que provoca o aparecimento de manchas avermelhadas, lisas e irregulares na mucosa, formando uma espécie de imagem de um mapa, que dá origem ao nome.

A língua geográfica é diagnosticada quando há o desaparecimento de papilas gustativas de algumas áreas da língua, quadro que forma manchas vermelhas pequenas e irregulares. Apesar de afetar parte das papilas gustativas, a condição não provoca alteração ou perda do paladar.

A língua geográfica não é considerada uma doença e, portanto, não é contagiosa e não tem cura. Suas causas ainda são desconhecidas, mas sabe-se que pode ter caráter hereditário e está associada a outras condições, como rinite, asma e falta de vitaminas.

Mais comum entre mulheres do que em homens, a condição ainda pode estar ligada à psoríase, estresse emocional e dermatite seborreica. Apesar de ser um distúrbio benigno, pode provocar, em alguns casos, desconforto, dores e queimação na língua, especialmente após a ingestão de comidas e bebidas muito quentes, ácidas ou salgadas.

Analgésicos, anti-iflamatórios, enxaguante bucal, pomadas anestésicas e corticoides podem ser receitados por um médico, caso o paciente sofra com desconfortos. O tratamento com remédios não elimina a condição, mas alivía seus sintomas.

Quem sofre com o quadro deve evitar consumir os grupos de alimentos que lesionam o tecido da língua, como os condimentados, salgados, quentes e picantes, além de abandonar o tabagismo e a utilização de cremes dentais com adição de substâncias branqueadoras ou de sabores muito intensos.


Links Relacionados


Entenda os benefícios do raw food, as comidas vivas

Entenda os benefícios do raw food, as comidas vivas

A alimentação viva, chamada também de raw food (comida crua) ou crudi ....
As maravilhas do vinho

As maravilhas do vinho

Por que o vinho faz tão bem à saúde? O vinho traz diversos benefícios para à saúde ....
Até que ponto o orgasmo feminino influência na vida dos parceiros?

Até que ponto o orgasmo feminino influência na vida dos parceiros?

É normal ouvir de mulheres reclamações sobre certo egoísmo de ....
Sem Foto

Até que ponto o hábito de beber na frente dos filhos influência na vida das crianças?

Beber na frente dos filhos. Esse hábito tão comum que pode parecer inofensiv ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo