Odontologia Estética

Odontologia estética: Estudo dos aspectos físicos do sorriso de acordo com o que é considerado belo nos padrões atuais. Para se chegar a esse objetivo, são realizados um conjunto de procedimentos a fim de melhorar a aparência e dar ao mesmo um aspecto natural, saudável, simétrico e harmônico.

Clareamento Dental e Limpeza com Ultrassom e Jato de Bicarbonato:   

Com o passar dos anos, acontece um escurecimento natural dos dentes que pode ser acelerado pela ingestão de bebidas de coloração escura, tais como o vinho tinto, o chimarrão, os refrigerantes, o café etc. Além disso, o consumo de cigarro e o uso de antibióticos também contribuem para o escurecimento dentário.

Odontologia Estética

Atualmente, é possível deixar os dentes mais claros, dando um aspecto mais jovial, graças às técnicas de clareamento dental como o caseiro (com moldeira) e o a laser (no consultório). O resultado dura de dois a três anos.

O clareamento pode ser feito por qualquer pessoa, pois não prejudica os dentes. O gel clareador libera oxigênio, que penetra nos poros do esmalte dos dentes removendo os pigmentos neles instalados. Portanto, a qualidade do esmalte não se altera uma vez que não modifica a estrutura dental, não enfraquecendo os dentes.

Tipos de clareamento:

Clareamento caseiro: São confeccionadas para cada paciente moldeiras de silicone com o formato dos dentes. As moldeiras preenchidas com gel clareador são utilizadas por uma ou duas semanas na hora de dormir.
 
Clareamento a laser: O laser auxilia o gel clareador que, nessa técnica, possui uma concentração maior. Traz resultados imediatos, em média em uma ou duas consultas. 
 
Limpeza com Ultrassom e Jato de Bicarbonato

Com esse tratamento, o paciente remove placa bacteriana, tártaro e pequenas manchas de cigarro e café. Previne cáries e doenças nas gengivas, como gengivites e periodontites.

Restaurações Dentárias (obturações):

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade com um material de restauração. Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior. Os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).

Próteses dentárias e lâminas de porcelana: 

O paciente volta a sorrir com naturalidade e conforto, restabelecendo estética função mastigatória, fala e equilíbrio da articulação ATM. Existem vários tipos de próteses: 

 Fixas de metal com porcelana; 
 Fixas de porcelana pura; 
 Móveis: ponte móvel e dentaduras. 

As próteses de porcelana pura são mais estéticas que as que possuem metal com porcelana - elas apresentam propriedades óticas mais próximas ao dente natural.
 
As próteses podem estar apoiadas sobre dentes, implantes e sobre mucosas (gengiva). 

Facetas laminadas de porcelana: São finas capinhas de porcelana cimentadas na frente dos dentes para corrigir dentes escurecidos que não foram possíveis clarear, formato, tamanho e até posicionamento de dentes.
 
Implantes Dentários:

Atualmente, os implantes dentários são uma das melhores opções para quem perdeu um ou mais dentes. São realizados de forma segura, e devolvem integralmente a estética e a função do dente natural. São feitos de titânio, material de eficiência comprovada que não oferece rejeição orgânica (biocompatível). O índice de sucesso atualmente é em torno de 94%.  

Qualquer paciente pode receber implantes?

Praticamente todos os pacientes em bom estado geral (que não apresentam doenças de ordem médica) podem receber implantes dentários. Alguns fatores podem influenciar no sucesso do tratamento como, por exemplo, diabetes, devendo o paciente ser avaliado previamente. 

A colocação do implante é dolorida?

A cirurgia é mais simples que uma extração dentária, sendo usado apenas anestésico local. O paciente pode sentir um leve desconforto após a cirurgia, tomando apenas um analgésico comum (paracetamol). No dia seguinte o paciente já pode retornar as suas atividades normais, apenas as atividades físicas são contraindicadas. 
 
Ortodontia, Ortopedia Facial e Aparelhos Estéticos:

A ortodontia e ortopedia facial é a especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dos dentes e da face. A principal função do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação, adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporomandibular.

Apesar de não existir idade mínima, a época mais oportuna para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Quando for detectada qualquer anormalidade na dentição de leite, o ortodontista deve ser procurado, pois se podem prevenir já nesta fase problemas futuros e corrigi-los a tempo.

No passado, o tratamento ortodôntico estava associado às crianças, porém hoje não existe idade máxima. O processo básico de movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade, mas o paciente adulto requer alguns cuidados especiais.

Existem diversos tipos de aparelhos, com origem em diferentes técnicas e filosofias de ortodontia. Entretanto, os aparelhos fixos têm em comum a capacidade de controlar totalmente a movimentação dentária, permitindo, ainda, que pequenos detalhes sejam feitos artisticamente pelo ortodontista, o que confere a cada caso uma individualização única, ou seja, o ortodontista pode movimentar sutilmente os dentes através de dobras no fio para encontrar a posição ideal para cada um deles.

Os aparelhos estéticos representam uma alternativa para os pacientes que não querem ter um sorriso metálico durante o período de tratamento. A maioria dos aparelhos estéticos é feito de cerâmica ou diferentes compostos plásticos, o que confere a cada tipo características únicas, que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.

O que é invisalign?

O Invisalign é um novo recurso de tratamento ortodôntico, que tem feito muito sucesso nos EUA, indicado para as pessoas que não querem ou não podem ter aparelhos colados aos dentes. Trata-se de placas transparentes e removíveis, confeccionadas para alinhar os dentes. Essas placas recebem o nome de "alinhadores" ou Aligners e são desenvolvidas utilizando-se uma moderna tecnologia de computação tridimensional.

Apesar de seu grande apelo, os aparelhos estéticos devem ser utilizados por ortodontistas familiarizados com as técnicas específicas para cada modelo, pois existem cuidados inerentes a eles que não existiam com os metálicos.


Links patrocinados:
Implante Dentário em Porto Alegre
Ortodontia em Porto Alegre

Links Relacionados


Lente de Contato Dental

Lente de Contato Dental

A lente de contato dental, também conhecida como lente de contato de porcelana, &ea ....
Próteses de porcelana pura para resultados naturai

Próteses de porcelana pur

Próteses de porcelana pura são consideradas atualmente as melhores alternativas da odontol ....
Facetas Laminadas de Porcelana

Facetas Laminadas de Porc

Uma das maiores inovações da estética bucal é as facetas lamin ....
Aparelho Ortodôntico

Aparelho Ortodôntico

A função do aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é ....
Tratamento para mau hálito evita baixa autoestima

Tratamento para mau hálit

Desde pequenos ouvimos sobre como é importante escovar bem os dentes e a língua para mante ....
Próteses Dentárias

Próteses Dentárias

As próteses dentárias são uma opção para pessoas que pe ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo