Os benefícios da música no desenvolvimento dos bebês

Os benefícios da música no desenvolvimento dos bebês

Um estudo recentemente, feito pelo Institute for Learning & Brain Sciences da Universidade de Washington, provou que expor os bebês à música é ótimo para o desenvolvimento de seu cérebro, melhorando as suas capacidades cognitivas.

O estudo é o primeiro feito com bebês que sugere que ouvir padrões rítmicos musicais pode melhorar a sua habilidade em detectar e prever padrões de som na fala das pessoas. Na pesquisa, os bebês entram em contato com um número complexo de sons, luzes e sensações que variam a todo o momento. O que se pretende é que o bebê perceba padrões de atividades e preveja o que irá acontecer no próximo momento. O reconhecimento dos padrões é uma habilidade cognitiva fundamental que, quando estimulada, pode ter efeitos duradouros no seu processo de aprendizagem.

O estudo mostra que os efeitos positivos da música não ficam apenas no campo musical, mas sim que ela também tem o potencial de ativar capacidades cognitivas que permitem à criança melhor detectar, reagir e prever de forma rápida os padrões.

Testes de sonoridade com bebê

O que a música pode fazer por nós?

Ouvir música é ótimo, mas será que pode resultar em algum benefício na saúde das pessoas adultas? Uma equipe publicou uma análise de 400 estudos na revista "Trends in Cognitive Sciences" que sugere que a resposta para esta pergunta seja "sim".

Em um dos artigos revisados, os pesquisadores estudaram pacientes que estavam prestes a passar por cirurgias. Os participantes foram escolhidos aleatoriamente para ouvir músicas ou tomar medicamentos para a ansiedade. Os cientistas registraram as avaliações dos pacientes sobre sua própria ansiedade, bem como seus níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Como resultado, os pacientes que ouviram música tinham menos ansiedade e menores níveis de cortisol do que os que tomaram a medicação. Ainda que tenha advertido que este é apenas um estudo e mais pesquisas precisam ser feitas para confirmar os resultados, a pesquisa indica um uso medicinal forte para a música.


Links Relacionados


Comer a cada 3 horas funciona?

Comer a cada 3 horas funciona?

A dieta emagrece mesmo, porque a alimentação de três em três horas evita a ansiedade por c ....
Prender o cabelo causa queda, saiba como evitar

Prender o cabelo causa queda, saiba como evitar

Qualquer pessoa saudável pode perder de 50 a 150 fios de cabelo por dia. Normalment ....
Sem Foto

Saiba como tratar a dor nas solas dos pés

Se logo ao sair da cama ao acordar você pisa no chão e sente uma forte dor na ....
Proteínas de arroz e ervilha para vegetarianos

Proteínas de arroz e ervilha para vegetarianos

Proteínas de arroz e ervilha são recomendadas para suprir as necessidades de esportistas v ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo