Os benefícios da música no desenvolvimento dos bebês

Os benefícios da música no desenvolvimento dos bebês

Um estudo recentemente, feito pelo Institute for Learning & Brain Sciences da Universidade de Washington, provou que expor os bebês à música é ótimo para o desenvolvimento de seu cérebro, melhorando as suas capacidades cognitivas.

O estudo é o primeiro feito com bebês que sugere que ouvir padrões rítmicos musicais pode melhorar a sua habilidade em detectar e prever padrões de som na fala das pessoas. Na pesquisa, os bebês entram em contato com um número complexo de sons, luzes e sensações que variam a todo o momento. O que se pretende é que o bebê perceba padrões de atividades e preveja o que irá acontecer no próximo momento. O reconhecimento dos padrões é uma habilidade cognitiva fundamental que, quando estimulada, pode ter efeitos duradouros no seu processo de aprendizagem.

O estudo mostra que os efeitos positivos da música não ficam apenas no campo musical, mas sim que ela também tem o potencial de ativar capacidades cognitivas que permitem à criança melhor detectar, reagir e prever de forma rápida os padrões.

Testes de sonoridade com bebê

O que a música pode fazer por nós?

Ouvir música é ótimo, mas será que pode resultar em algum benefício na saúde das pessoas adultas? Uma equipe publicou uma análise de 400 estudos na revista "Trends in Cognitive Sciences" que sugere que a resposta para esta pergunta seja "sim".

Em um dos artigos revisados, os pesquisadores estudaram pacientes que estavam prestes a passar por cirurgias. Os participantes foram escolhidos aleatoriamente para ouvir músicas ou tomar medicamentos para a ansiedade. Os cientistas registraram as avaliações dos pacientes sobre sua própria ansiedade, bem como seus níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Como resultado, os pacientes que ouviram música tinham menos ansiedade e menores níveis de cortisol do que os que tomaram a medicação. Ainda que tenha advertido que este é apenas um estudo e mais pesquisas precisam ser feitas para confirmar os resultados, a pesquisa indica um uso medicinal forte para a música.


Links Relacionados


Sem Foto

Rabdomiólise: doença pode ser causado por excesso de atividade física

A rabdomiólise acontece quando ocorre uma lesão muscular e as fibras mortas ....
Miss Bumbum

Miss Bumbum

A parte do corpo da mulher brasileira que mais chama a atenção por todo o mundo é, sem dúv ....
Até que ponto o orgasmo feminino influência na vida dos parceiros?

Até que ponto o orgasmo feminino influência na vida dos parceiros?

É normal ouvir de mulheres reclamações sobre certo egoísmo de ....
Gene manipulado facilita queima de gordura

Gene manipulado facilita queima de gordura

Modificação genética possibilitou perda de metade do peso em camundongos. Estudo de Harvar ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo