Outubro Rosa pela prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama

Outubro Rosa pela prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama

Campanha de alcance mundial, o Outubro Rosa é um movimento que dedica, anualmente, todo o mês de outubro para disseminar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Esse é o segundo tipo de câncer que mais afeta as mulheres no mundo inteiro, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O Outubro Rosa iniciou nos Estados Unidos na década de 1990, em ações de grupos e entidades independentes em Nova York. Pouco tempo depois, o congresso Americano oficializou outubro como sendo o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país. No Brasil, as campanhas em torno do Outubro Rosa começaram em 2002.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, uma em cada 15 mulheres é afetada pela doença. Campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama são fundamentais porque em 90% das vezes em que é descoberto em estágios iniciais, o tumor é vencido. Entretanto, 30% dos casos no mundo ainda são descobertos quando a doença já está em estágio avançado.

Câncer de mama: detecção e prevenção

Outubro Rosa pela prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Dados de 2013, divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), revelam que o câncer de mama matou mais de 14 mil mulheres no Brasil naquele ano.

Este tipo de câncer é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. É fundamental que mulheres façam o autoexame das mamas mensalmente. No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da OMS (Organização Mundial da Saúde), é a realização da mamografia de rastreamento, aquela quando não há sinais e nem sintomas, em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.

Já as mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada. Quando há indicação médica, o SUS oferece exame de mamografia para todas as idades.

Leia também:

Técnicas de reconstrução mamária

 


Links Relacionados


Cenoura melhora a visão?

Cenoura melhora a visão?

O consumo da cenoura é associado, popularmente, à melhora da visão. Essa certeza não surgi ....
Sem Foto

Descubra quais os problemas odontológicos das gestantes

O período da gestação é uma das etapas mais importantes na vid ....
Tratamento de estrias na gravidez

Tratamento de estrias na gravidez

Dentre as preocupações da gestante com a pele, as estrias estão entre ....
Tinta de cabelo muda de cor conforme temperatura do ambiente

Tinta de cabelo muda de cor conforme temperatura do ambiente

Se você foi adolescente nos anos 90, provavelmente se lembra dos anéis que mu ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo