Outubro Rosa pela prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama

Outubro Rosa pela prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama

Campanha de alcance mundial, o Outubro Rosa é um movimento que dedica, anualmente, todo o mês de outubro para disseminar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Esse é o segundo tipo de câncer que mais afeta as mulheres no mundo inteiro, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O Outubro Rosa iniciou nos Estados Unidos na década de 1990, em ações de grupos e entidades independentes em Nova York. Pouco tempo depois, o congresso Americano oficializou outubro como sendo o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país. No Brasil, as campanhas em torno do Outubro Rosa começaram em 2002.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, uma em cada 15 mulheres é afetada pela doença. Campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama são fundamentais porque em 90% das vezes em que é descoberto em estágios iniciais, o tumor é vencido. Entretanto, 30% dos casos no mundo ainda são descobertos quando a doença já está em estágio avançado.

Câncer de mama: detecção e prevenção

Outubro Rosa pela prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Dados de 2013, divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), revelam que o câncer de mama matou mais de 14 mil mulheres no Brasil naquele ano.

Este tipo de câncer é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. É fundamental que mulheres façam o autoexame das mamas mensalmente. No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da OMS (Organização Mundial da Saúde), é a realização da mamografia de rastreamento, aquela quando não há sinais e nem sintomas, em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.

Já as mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada. Quando há indicação médica, o SUS oferece exame de mamografia para todas as idades.

Leia também:

Técnicas de reconstrução mamária

 


Links Relacionados


Aqualift. Composto de Hidrogel para Preenchimento

Aqualift. Composto de Hidrogel para Preenchimento

O Aqualift é a nova geração de hidrogel, constituído por Poliamida Sintética e Solução Fis ....
1 milhão de brasileiros tem restrição ao glúten

1 milhão de brasileiros tem restrição ao glúten

Ter que conviver com limitações na alimentação não é nada fácil. Almoçar em restaurantes, ....
Como remover maquiagem definitiva

Como remover maquiagem definitiva

A maquiagem definitiva é uma técnica que busca a definição e o contorno dos traços do paci ....
Verão sem complicações

Verão sem complicações

Com a chegada do verão é necessário tomar alguns cuidados e ficar atento às doenças típica ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo