Deprecated: Creation of dynamic property conteudo_site::$nm_url_pagina is deprecated in /home2/estetica/public_html/template/tpl2/conteudo.php on line 810

Deprecated: Creation of dynamic property conteudo_site::$nm_extencao is deprecated in /home2/estetica/public_html/template/tpl2/conteudo.php on line 811

Deprecated: Creation of dynamic property conteudo_site::$sql_site is deprecated in /home2/estetica/public_html/template/tpl2/conteudo.php on line 893

Deprecated: Creation of dynamic property conteudo_site::$row_site is deprecated in /home2/estetica/public_html/template/tpl2/conteudo.php on line 896

Deprecated: Creation of dynamic property conteudo_site::$nm_site is deprecated in /home2/estetica/public_html/template/tpl2/conteudo.php on line 899

Deprecated: Creation of dynamic property conteudo_site::$nm_template is deprecated in /home2/estetica/public_html/template/tpl2/conteudo.php on line 901

Deprecated: Creation of dynamic property conteudo_site::$nm_rodape is deprecated in /home2/estetica/public_html/template/tpl2/conteudo.php on line 903

Deprecated: Creation of dynamic property conteudo_site::$nm_email is deprecated in /home2/estetica/public_html/template/tpl2/conteudo.php on line 905
Próteses de Silicone | Tipos de Próteses

Próteses

Próteses de silicone
 

Quais os tipos de cirurgia para colocação da prótese

 
A prótese de mama pode ser colocada através de três incisões diferentes: periareolar, em volta da aréola; submamária, no sulco da mama ou axilar, através da axila. Cada médico prefere uma técnica. Já a posição do implante depende da constituição física da paciente. Se ela for magra e com pouquíssimo peito, a prótese deve ser colocada sob o músculo peitoral para dar um efeito mais natural, quando é chamada prótese retromuscular. A retroglandular (prótese implantada logo abaixo da glândula) é mais indicada para quem tem seios médios e/ou flácidos.

Quais são os formatos das próteses
 
Redonda com perfil alto, redonda com perfil baixo e em gota. Normalmente, o médico e a paciente decidem juntos, avaliando o desenho natural da mama e o resultado desejado. A prótese redonda com perfil alto deixa o seio com mais volume e projetado para frente, a com perfil baixo é mais natural, e a terceira deixa o seio em formato de gota. Elas são envolvidas com silicone sólido que pode ser tanto liso, como texturizado ou revestido de poliuretano. O seu interior também pode variar, sendo de silicone, gel ou soro fisiológico. Os tamanhos mais procurados são 195, 215 e 235 mililitros. 
 
Quais os procedimentos para a colocação de prótese de silicone?
 
1. Anestesia local com sedação ou geral. 
2. A incisão é feita no local pré-determinado (periareolar, submamária ou axilar). 
3. Descola-se o plano em que a prótese será colocada, formando um espaço vazio (sob a glândula ou sob o músculo). 
4. Insere-se a prótese.
5. Sutura-se a gordura e a pele. 
 
OBS: Geralmente, deixa-se um dreno para que as secreções formadas nos primeiros dias não fiquem coletadas junto à prótese.
 
Como fica a cicatriz após a colocação da prótese?
 
O corte no sulco mamário deixa uma cicatriz de cerca de quatro centímetros, que fica escondida pelo volume do seio. O corte na metade inferior da aréola é quase imperceptível. Já na colocação da prótese via axila é feito um corte de quatro centímetros que fica disfarçado pelas dobras do tecido. Quanto mais elástica a pele, melhor a cicatrização.
 
Que cuidados devem-se ter com os seios?
 
É aconselhável ter o costume de usar hidratantes desde cedo, em movimentos circulares, pois ajuda a deixá-los mais resistentes, reduzindo os riscos do aparecimento de estrias e flacidez. Usar sutiã também é indispensável, pois evita que o peso estique a pele. Os exercícios localizados também são uma boa opção, pois firmam a musculatura peitoral, melhorando a aparência.
 
Quanto tempo é necessário ficar na sala de cirurgia?
 
A paciente é operada normalmente pela manhã e à tarde já é autorizada a voltar para casa. Alguns médicos colocam uma sonda para ajudar a desinchar a região e, nesse caso, aconselham que ela durma no hospital pelo menos uma noite. O tempo da cirurgia varia entre uma hora e meia e três horas, e o tipo de anestesia é peridural ou local com sedação, ficando a critério do médico.
 
Como é o pós-operatório da prótese de silicone? 
 
O pós-operatório costuma ser tranquilo e indolor. Devem-se evitar esforços com os braços por um mês. O dreno é retirado geralmente no primeiro ou no segundo dia pós-operatório. 
 
Quais complicações a prótese pode causar?
 
É um procedimento relativamente seguro, porém, como qualquer operação, tem riscos associados à cirurgia e complicações específicas. Entre os riscos estão a retração capsular (reação do tecido na cicatriz ou ao redor do implante), desenvolvimento de uma leve cápsula fibrosa, raramente seguida de endurecimento da mama quando for utilizadas próteses infláveis, esvaziamento e sangramento excessivo podendo causar inchaço e dor. Os mamilos podem ficar tanto supersensíveis quanto com a sensação de estarem anestesiados. 
 
Quando a prótese fica perceptível?
 
O resultado quanto à forma já é bem evidente no pós-operatório. Durante o primeiro mês, há a redução do edema (inchaço) e a cicatrização. O resultado definitivo aparece aos seis meses, quando a cicatriz está amadurecida.
 
Há contraindicação na colocação da prótese? 
 
Não é indicado para menores de 15 anos, pois até essa idade, geralmente os seios não estão totalmente desenvolvidos. Mulheres com flacidez nas mamas precisam passar por uma plástica para retirar o excesso de pele antes da colocação da prótese, o que é realizado na mesma cirurgia.
 
Próteses das Nádegas:
 
Qual a indicação da prótese das nádegas?
 
É indicada para pacientes com nádegas pequenas ou que tiveram grande redução do volume após emagrecer, sem que houvesse queda do glúteo. A operação é realizada através da colocação de uma prótese de gel de silicone dentro do músculo glúteo maior. A cicatriz fica imperceptível na prega entre as nádegas. Recomenda-se a troca das próteses cerca de 30 anos depois da colocação para evitar o desgaste das mesmas. Há vários tipos e modelos de próteses, cada uma com uma indicação que depende do tipo de nádegas da paciente. As próteses de glúteo podem variar de perfil e de envoltório. O perfil referente à forma pode ser redondo ou anatômico, conforme a projeção da prótese. O conteúdo é de gel de silicone e o envoltório da prótese também pode variar entre texturizado e liso.
 
Existe diferença entre as próteses de mama e as de glúteos?
 
A prótese de glúteo é muito mais resistente do que a de mama, pois é projetada para receber pressão (quando o paciente senta, corre, deita etc).  Deve-se averiguar, portanto, se o cirurgião utilizará a verdadeira prótese para glúteo. 
 
Qual o tempo de internação?
 
Geralmente, é de um a dois dias.
 
Como é o pós-operatório?
 
O pós-operatório costuma ser um pouco doloroso nas primeiras 48 horas, quando são utilizados analgésicos e anti-inflamatórios para amenizar o desconforto. Deve-se evitar deitar de costas por 21 dias. O dreno é retirado geralmente no 2º ou 3º dia pós-operatório. 
 
Quais os riscos da colocação da prótese nos glúteos?
 
Apesar de raras as complicações, podem aparecer hematomas, infecções, rompimento da prótese, contratura da cápsula que é formada ao redor da prótese e problemas anestésicos. 
 
Quando o resultado é notado?
 
O resultado quanto à forma já é bastante evidente no pós-operatório. Durante os primeiros dois meses ocorre a redução do edema e a cicatrização ganha força. O resultado definitivo é notável após seis meses, quando a cicatriz está amadurecida.
 
Próteses da Perna:
 
As próteses para as pernas foram criadas há cerca de 30 anos, na França. Sua composição era enxerto de gordura e tinham como principal objetivo a reconstituição de membros danificados por acidentes. No Brasil, tiveram como objetivo melhorar o aspecto das sequelas da poliomielite.
 
Quais as indicações para a colocação de próteses nas pernas?
 
Atualmente, a prótese de silicone é indicada para quem tem pernas finas ou tortuosas, que podem ou não, formar um vão entre elas. Para a correção desses casos, o silicone é colocado na parte interna das coxas, panturrilha e tornozelo ou na perna como um todo para corrigir as imperfeições. A cirurgia dos membros inferiores é dividida em glúteo, perna (abaixo do joelho) e coxa. 
 
Quais os tipos de próteses de silicone?
 
O silicone usado é o texturizado ou o de poliuretano na parte externa e gel na parte interna, desenvolvido para suportar uma pressão de até 500 quilos. A troca só é feita se a prótese apresentar problemas como desgaste ou encapsulamento, caso contrário, dura a vida toda, já que o risco de rejeição é praticamente nulo. 
 
Como é realizada a cirurgia para a colocação da prótese?
 
A incisão é feita na parte superior do joelho, e nas coxas na região próxima à virilha, com anestesia geral, peridural ou local, dependendo do caso. Para correção de pernas finas e arqueadas, o silicone é colocado sempre na parte interna do membro. A recuperação é rápida, mas deve-se fazer repouso total por três dias. Uma semana depois, a paciente volta ao especialista para uma nova consulta, na qual é feita a retirada dos pontos. 
 
Recomenda-se o uso de meia calça elástica por dois meses e uso de salto médio para não forçar a panturrilha. Um mês depois, o paciente já realiza suas atividades normais, podendo inclusive praticar atividade física. O resultado é bastante natural e a cicatriz fica praticamente imperceptível. Pode tomar sol, mas a exposição da cicatriz aos raios solares deve ser evitada. A cirurgia é considerada simples e, no mesmo dia, o paciente recebe alta.
 
Próteses de Nariz:
 
A prótese pode ser utilizada em quem tem o dorso nasal achatado, mas se a pele for muito fina, o silicone costuma ficar aparente ou mudar de posição. Por isso, prefere-se aumentar o dorso do nariz usando o próprio osso da paciente, porém, se não é desejada cicatriz no local da zona doadora do osso, é possível empregar outro material não-orgânico, com maior segurança e menos riscos que o silicone colocado no dorso nasal. Se for usado o osso do próprio paciente, a anestesia passa a ser geral com internação de um dia. 
 
Próteses Dentárias:
 
Como funcionam as próteses dentárias? 
 
No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apoia sobre a gengiva. A base da prótese superior cobre todo o céu da boca, enquanto que a prótese inferior é confeccionada com o intuito de permitir espaço livre para acomodar sua língua. As próteses são feitas sob medida a partir de moldes retirados da boca do paciente. 
Quais os tipos de próteses?
 
Prótese total convencional (dentadura): É colocada na boca do paciente depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem, sendo que a cicatrização pode demorar vários meses.
 
Prótese total imediata: A prótese total imediata é instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. O dentista tira as medidas e faz as moldagens dos ossos maxilares durante uma consulta. Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de o paciente não ficar sem os seus dentes, elas precisam ser reajustadas nos meses seguintes após a sua instalação. A razão para isto é que o osso onde os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade. 
 
Prótese parcial removível: A prótese parcial removível é uma estrutura metálica que se apoia nos dentes naturais. Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais, que servem como apoios para a prótese. 
 
Próteses Areolar:
 
São próteses feitas de silicone em gel, que podem dar relevo e projeção à região areolar, por isso têm opções de formatos diferentes: a que é colocada apenas para projetar a aréola e a que compreende também a região do mamilo. Elas normalmente variam de 4,7 cm de diâmetro, 1,6 cm de espessura e 10 cc de volume a 5,7 cm, 1,7 cm de espessura e 17cc, respectivamente. Também pode ser feito um terceiro tipo de prótese, apenas para os mamilos, colocando placas de silicone na dimensão escolhida pela paciente. Nos casos de reconstrução mamária, normalmente é feito um enxerto de pele da região da virilha da paciente para dar a tonalidade à aréola mais próxima à original e, incluindo-se a isso, pode ser feito o implante da prótese, para o efeito da projeção. 
 
Como ocorre a operação?
 
A prótese é colocada logo abaixo da pele, com anestesia local em uma cirurgia que leva aproximadamente uma hora. O médico refaz todo o contorno da aréola com um lápis e, em seguida, preenche o espaço com o pigmento escolhido, deixando 1 cm de diâmetro, aproximadamente, para ser preenchido com um pigmento um pouco mais escuro na região dos mamilos. Após a micropigmentação, é necessário fazer mais alguns retoques com intervalos de um mês. Depois de alguns anos, pode ser necessário fazer uma manutenção, pois parte do pigmento começa a ser absorvido pelo organismo.
 
Quais as contraindicações?
 
No caso da paciente querer colocar as próteses por vaidade, a amamentação deixa de ser possível, pois a prótese bloqueia os canais de saída do leite.
 
Como é o pós-operatório?
 
Há risco de o material ser rejeitado pelo organismo ou de haver algum ponto de inflamação. Deve-se evitar o sol durante um mês, para evitar que a cicatriz escureça. Utilizar um protetor labial com fator alto também é interessante, ou então lançar mão de batons com protetor solar.
 
protese de silicone onde encontrar
 

Obrigado por visitar nosso portal. Para mais informações sobre tratamentos e clínicas disponíveis, entre em contato com nossa equipe de redatores, que teremos o maior prazer em responder.


Links Relacionados


Artas® para Transplante Capilar

Artas® para Transplante Capilar

O transplante capilar recentemente ganhou um novo aliado, conhecido por Artas®. Este a ....
Próteses

Próteses

  Quais os tipos de cirurgia para colocação da prótese?  ....
Mamoplastia Redutora

Mamoplastia Redutora

Diversas mulheres sofrem por terem as mamas muito grandes. Não é somente a e ....
Reconstrução de Mama

Reconstrução de Mama

Reconstrução de mama no tratamento conservador do câncer de mama: & ....

voltar ao topo