Quatro farinhas de frutas para adicionar na dieta

Vantagens das farinhas de amora, coco, banana e maracujá

Manter uma dieta balanceada beneficia o corpo de diversas maneiras. As frutas são fontes de diversos nutrientes essenciais para a saúde e podem acompanhar pratos doces e salgados da forma natural. Existem quatro farinhas feitas a partir delas: amora, coco, banana e maracujá, que podem ser ingeridas em sucos, vitaminas e diferentes tipos de massa.

A farinha de amora possui diversos nutrientes importantes. Uma de suas peculiaridades é o sabor adocicado, fazendo dela um bom ingrediente em pratos doces. Por não conter água em sua composição e bastante fruta desidratada, ela é mais calórica, por isso, o ideal é consumir cerca de 25 a 50 gramas por dia. Confira os benefícios do alimento:

- Altas taxas de ferro e cálcio: importantes na prevenção de anemia e doenças nos ossos;

- Rica em vitaminas: principalmente K e C;

- Presença de fibras: melhora o funcionamento do intestino;

- Possui sais minerais em sua composição: zinco, potássio e selênio, responsáveis por proporcionar saciedade, evitar a absorção de gorduras e diminuir o colesterol.

A farinha de coco é uma das mais desejadas para quem deseja emagrecer. O alimento é feito da polpa da fruta e não contém glúten, sendo o substituto ideal da farinha de trigo para os celíacos - pessoas com intolerância à proteína. Entenda as vantagens de consumir o alimento:

- A farinha de coco ajuda a emagrecer, pois promove maior saciedade, reduzindo a vontade de carboidratos;

- Seu baixo índice glicêmico promove a absorção mais lenta da glicose, reduzindo os riscos de diabetes;

- O alimento pode ser consumido com iogurtes ou frutas e também ser incluído em receitas diversas, como bolos e pães.

Muito se diz sobre os riscos de comer frutas verdes. No caso da banana, o alimento está cheio de nutrientes que se perdem quando ela amadurece. Por isso, a farina de banana verde apresenta menos sacarose, fibras e amido resistente. Confira alguns de seus benefícios:

- Melhora o funcionamento do intestino;

- Reforça a imunidade;

- Reduz a produção de insulina;

- Auxilia no processo de perda de peso.

O ideal é consumir até duas colheres de sopa acompanhando outros alimentos, como sucos, vitaminas, sopas e massas de tortas e bolos.

A farinha de maracujá foi uma das primeiras feitas a partir da casca da fruta, não contém glúten e pode ser consumida até duas colheres de sopa por dia, cerca de 30 minutos antes das refeições. Entenda por que incluir o alimento em sua dieta:

- Possui fibra pectina: promove saciedade, o que auxilia no emagrecimento;

- Rica em nutrientes: como a vitamina B3, ferro, cálcio e fósforo;

- Previne o diabetes: reduz os picos glicêmicos e a produção de insulina;

- Auxilia no controle de taxas importantes: melhora as taxa de colesterol e de triglicérides;

- Alta quantidade de fibras: colabora com a digestão e otimiza o trânsito intestinal.


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