Rabdomiólise: doença pode ser causado por excesso de atividade física

A rabdomiólise acontece quando ocorre uma lesão muscular e as fibras mortas deste músculo acabam liberando mioglobina na corrente sanguínea. Ela precisa ser filtrada para fora do corpo, e quem faz isso são os rins. Como se trata de uma proteína muito tóxica, ela acaba sobrecarregando os órgãos, podendo levar a um quadro de insuficiência renal.

A rabdomiólise é sempre iniciada por uma lesão muscular, que pode ter diversas causas, tanto físicas quanto químicas. O excesso de atividade física é uma dessas causas. Por isso é importante que pessoas sedentárias tenham muito cuidado para não exagerar, não ultrapassar os limites do próprio corpo e buscar uma progressão gradual e acompanhada por orientação médica.

Sintomas da Rabdomiólise

A lesão no músculo provoca inflamação, inchaço no local e fraqueza. Sobretudo, é preciso ficar atendo a cor da urina, que fica mais escura devido a mioglobina. Em casos mais sérios, inchaço das mãos e dos pés pode indicar quadro de insuficiência renal.

Outras causas

Tudo o que danifica os músculos pode causar rabdomiólise. Apesar de traumas musculares, exercícios extenuantes e desidratação ocupam o topo da lista, infecções, doenças autoimunes e problemas metabólicos como hipotireoidismo também podem desencadear o problema.

O alto consumo de estatinas, medicamento usado para redução do colesterol, também é uma causa frequente. A rabdomiólise ainda pode ser desencadeada pela exposição a outros fármacos, certas toxinas e níveis elevados de álcool.


Links Relacionados


Remova: primeira franquia de remoção de tatuagem da América Latina é lançada no Brasil

Remova: primeira franquia de remoção de tatuagem da América Latina é lançada no Brasil

Remova® é a primeira rede de franquias destinada à remoção ....
Sem Foto

Rabdomiólise: doença pode ser causado por excesso de atividade física

A rabdomiólise acontece quando ocorre uma lesão muscular e as fibras mortas ....
Dormir pouco contribui para o aumento da circunferência abdominal

Dormir pouco contribui para o aumento da circunferência abdominal

Para ter um dia ruim, basta uma noite mal dormida. O sono precário afeta diretament ....
Alimentação saudável

Alimentação saudável

Os conhecidos cravos e espinhas, motivo de preocupação para muitas pessoas, podem ser evit ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo