Tipos de Depilação

Existem diversos métodos diferentes, confira nove destes.

A extração de pelos do corpo, de forma temporária ou definitiva, é uma prática que visa fins estéticos e/ou de higiene pessoal. 


Não se sabe ao certo quando iniciou a busca por métodos para a depilação. Romanos utilizavam uma mistura ácida que desmanchava os pelos. Há registros de que Cleópatra usava a cera quente para se depilar.

Além da preocupação estética, a preocupação com a higiene motiva pessoas à prática da depilação - apesar de não haver um consenso entre especialistas sobre o fato de contribuir ou não com a limpeza corporal. Praticantes de vários esportes, como wrestling, atletismo e natação, buscam a depilação para baixar seu coeficiente de atrito corporal.

Seja qual for o motivo que leva as pessoas a procurarem a depilação, é possível encontrar no mercado uma infinidade de técnicas e serviços que levam ao objetivo final: uma pele lisa e livre de pelos. Elencamos aqui algumas dessas técnicas, com suas características mais importantes: tempo de duração, dor e praticidade.


Métodos temporários

Pinça

Usada para retirar pelos indesejados das sobrancelhas, a técnica é a mais caseira de todas, necessitando de atenção fio-a-fio. Como os fios são retirados pela raiz, sua durabilidade é boa. É uma técnica precisa, mas não é aconselhável para regiões com grande quantidade de pelos, justamente por ser muito demorada. É bem dolorida nas primeiras vezes, mas com a retirada constante, a dor vai sendo amenizada.

Lâmina

Inventada em 1904, a lâmina de barbear substituiu a navalha dobrável, criada em 1770 por Jean Jacques Perret. É o método mais rápido, barato e indolor de todos, já que a lâmina apenas corta os fios, bem rentes à pele. Por não retirar as raízes dos pelos, o crescimento é bem rápido, por isso a depilação com lâmina dura poucos dias. Além disso, o uso constante da lâmina pode causar irritação, manchas e escurecimento das áreas depiladas. É importante registrar que essa técnica não é recomendada para áreas intimas, por causar irritação.

Depilador Elétrico

O depilador elétrico é um aparelho formado por um sistema de pinças giratórias que retira os pelos pela raiz. É um método bastante eficaz, com boa duração, com menor chance de irritação da pele. Como todos os métodos que envolvem retirar o pelo com raiz, é bem dolorido. É um método indicado para áreas extensas como pernas e peito, mas não recomendável para áreas mais densas em pelos, como virilhas e axilas.

Aparador Elétrico

Trata-se de um aparelho formado por um sistema de navalhas, que cortam os fios com muita proximidade da pele. Por raspar os pelos com muita proximidade da pele, o aparador elétrico é um método sem dor e com pouca durabilidade. É um método bem popular entre os homens, para fazer a barba.

Depilação com Linha

Também chamada depilação asiática, a técnica faz uso de uma linha de algodão para arrancar os pelos pela raiz. É indicada para pessoas com pele sensível por ser pouco agressiva – sem causar inflamação, queimaduras ou cortes. É um método bastante doloroso e que tem longa durabilidade.

Cera

É a técnica mais popular entre as mulheres por sua boa durabilidade e eficiência, apesar da dor causada. Trata-se de uma mistura de mel com sumo de limão ou outros ingredientes (que podem incluir até algas marinhas), em uma consistência pastosa que pode ser usada quente ou fria. A depilação com cera fria pode ser feita em casa, com produtos vendidos em farmácia. É menos eficaz pelo fato de não retirar os pelos mais grossos, quebrando-os. A cera quente é mais eficaz, mas é de mais difícil aplicação. Encontrar a temperatura certa para a cera, que não queime a pele e que retire os pelos completamente é uma tarefa muito difícil, tornando mais prática a visita a um profissional especializado.

Creme depilatório

Com uma composição química criada especificamente para a depilação, os cremes depilatórios desmancham os pelos da região aplicada. Sem dor, com pouca durabilidade, os cremes exigem um teste de alergia antes de seu uso. É um método indicado para regiões em que a quantidade de pelos seja pouca e os fios sejam finos. Para pessoas que não têm alergia aos componentes, é um método prático, indolor e que não causa irritação se usado corretamente. 

Métodos permanentes

Depilação a laser

É um método que proporciona a remoção de cerca de 90% dos pelos, por isso chamada de depilação definitiva, embora necessite de manutenção semestral. O raio laser, durante a sessão, entra em contato com a melanina, destruindo o folículo capilar e inibindo seu crescimento. Para realizar este tipo de depilação é necessário procurar por uma clínica especializada e passar por uma avaliação. O número de sessões varia de acordo com cada pessoa e a região a ser depilada. Uma das opções de depilação a laser é o Light Sheer, método que funciona para todos os tipos de pele.

Depilação a luz pulsada

Método criado nos anos 2000, expõe a região a ser depilada a uma luz intensa pulsada por um aparelho. Com resultados bastante duradouros, a luz pulsada é um método igualmente eficaz e menos doloroso do que a depilação a laser, apesar de necessitar de mais sessões para que se alcance o mesmo resultado.


Links Relacionados


Receitas com whey protein

Receitas com whey protein

A proteína do soro do leite, extremamente popular nas academias, vem ganhando espaço també ....
Criolipólise para tratamento da papada na região do queixo

Criolipólise para tratamento da papada na região do queixo

Através do Coolsculpting, um aparelho criado pelos pesquisadores de Harvard, a crio ....
Hidratação Capilar

Hidratação Capilar

A perda da hidratação natural do cabelo ocorre por diversos motivos. O vento, a exposição ....
Alta frequência para relaxamento e problemas de pele

Alta frequência para relaxamento e problemas de pele

Alta frequência é uma tecnologia que transmite corrente alternada por eletrod ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo