Vitiligo


tratamento do vitiligo
O que é vitiligo?

O vitiligo se caracteriza pela diminuição ou falta de melanina em certas áreas do corpo, gerando manchas brancas nos locais afetados. As lesões, que podem ser isoladas ou espalhar-se pelo corpo, atingem principalmente os genitais, cotovelos, joelhos, face, extremidades das mãos e dos pés. O vitiligo incide em 1% a 2% da população mundial. 

Quais as causas do vitiligo?

Teoria Imunológica: Admite que o vitiligo seja uma doença autoimune pela formação de anticorpos antimelanócitos. É associada a doenças imunológicas como diabetes, anemia perniciosa, lúpus, esclerose, síndrome de Down, tireoidite de Hashimoto, entre outras. Há ocorrência familiar em 20% a 30% dos casos.

Teoria Cititóxica: É possível que os metabólitos intermediários (dopaquinona e indóis) formados durante a síntese da melanina, possam destruir as células melanocíticas.
Teoria Neural: Um mediador neuroquímico causaria destruição de melanócitos ou inibiria a produção de melanina.

Quais os sintomas do vitiligo?

O vitiligo surge como manchas brancas e bem delimitadas dispersas pelo corpo. Não há como prever o aparecimento e a evolução do vitiligo, podendo ocorrer em um mesmo paciente, regressão de determinadas lesões, enquanto surgem outras.

Apesar dos danos estéticos que ocasiona, não causa qualquer prejuízo à saúde. É importante levar em conta que o estado psicológico do paciente, visto que fatores emocionais podem agravar o aparecimento e evolução das lesões.

Qual o diagnóstico do vitiligo

O diagnóstico é realizado de forma clínica. O médico deve examinar as lesões e solicitar exames laboratoriais para determinar se o paciente é mesmo portador de vitiligo e se existem outras doenças associadas. 

Qual o tratamento para vitiligo?

Alguns exemplos:

•  Fotoproteção: Importante porque as lesões de vitiligo queimam com maior facilidade, as margens da lesão se pigmentam, tornando ainda maior o contraste. Além disso, a queimadura solar pode aumentar ou desencadear novas lesões. 
•  Corticóides; 
•  Psoralênicos; 
•  Pseudocatalese; 
•  Despigmentação: quando o vitiligo atinge uma área superior a 50%; 
•  Minienxerto; 
•  Betacaroteno. 

Quais as recomendações?

No caso de aparecer manchas brancas na pele, é indicado procurar um dermatologista para o diagnóstico e tratamento do vitiligo. Não há como prevenir as lesões de vitiligo ou a progressão da doença. É preciso tomar cuidado com a exposição solar, procurando sempre usar protetor solar (reaplicando a cada duas horas), e evitando pegar sol entre as 10h e 16h. Manter a pele hidratada. 


Links Relacionados


Excimer Laser para Vitiligo e Psoríase

Excimer Laser para Vitiligo e Psoríase

Excimer laser atua como imunomodulador que por meio da fototerapia realiza o tratamento ta ....
Herpes

Herpes

No Brasil, todo ano o vírus da herpes faz 640 mil novas vítimas, cerca de 1.700 pessoas p ....
Estudo multicêntrico do sistema Miradry para tratamento de indivíduos com hiperidrose axilar

Estudo multicêntrico do sistema Miradry para tratamento de indivíduos com hiperidrose axilar

Estudo multicêntrico do sistema Miradry para tratamento de indivíduos com hip ....
Hidratação

Hidratação

Para manter uma pele com aparência saudável é necessário ter uma alimentação balanceada, c ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

adriana
07/05/2016 às 10:28
minha filha de 11 anos tem vitiligo.começaram a aparecer acnes em seu rosto,gostaria de saber se o fato de ela fazer uma limpeza de pele pode agravar a doença.

MARIA JOSE RAMOS DA CRUZ
16/12/2015 às 18:07
gostaria de saber se carboxiterapiara serve tbm para tratamento de vitiligo. sua resposta sera importante para mim..

Resposta:Para o tratamento de vitiligo nós indicamos o Excimer Laser, saiba mais aqui: http://www.esteticas.com.br/excimer-laser-psoriase-vitiligo.htm

voltar ao topo