A diferença entre desodorantes e antitranspirantes

A diferença entre desodorantes e antitranspirantes

Antitranspirantes são produtos que inibem ou diminuem a transpiração. A diferença entre desodorante e antitranspirante é que o primeiro serve para remover o odor das axilas, enquanto o segundo é responsável por reduzir a quantidade de suor produzido.

suor é o recurso encontrado pelas glândulas sudoríparas para manter temperatura do corpo estável. Esta excreção é composta principalmente por água e pode liberar odores nada agradáveis.

Grande parte dos antitranspirantes funciona também como desodorante, porém a maioria dos desodorantes não atua como antitranspirante.

Desodorantes X Antitranspirantes

Desodorantes contêm ativos que diminuem a concentração das bactérias que decompõem o suor, e podem ou não possuir fragrância para camuflar o odor.

Além dos compostos que mantam as bactérias e disfarçam o mau cheiro, os antitranspirantes e antiperspirantes possuem substâncias que obstruem temporariamente as glândulas sudoríparas e diminuem a quantidade de suor produzido.

A diferença entre as versões, aerossol, roll-on, spray e barra está apenas nos veículos utilizados na formulação, e não nos princípios ativos. Aerossol e spray, em geral usam loções à base de álcool e água, enquanto o roll-on costuma utilizar um serum aquoso e as versões em barra, os silicones.

A eficácia é dada pelos ativos usados nas fórmulas e não por seus veículos. A escolha de uma ou outra versão depende mais do sensorial dos usuários.

Uma pele mais seca se beneficia das versões em barra ou em creme, por exemplo, mais oleosas. Já as que gostam que o desodorante evapore rápido, vão preferir os aerossóis ou sprays.

Tratamento por microondas

Tratamento do suor excessivo por microondas

Ainda que diversos aparelhos tenham sido testados com o propósito de impedir as glândulas sudoríparas de produzirem suor excessivo axilar, nenhum deles chegou perto de apresentar modificações na histologia do tecido a ser tratado como os procedimentos envolvendo a utilização da tecnologia de microondas.

A tecnologia de microondas trabalha na frequência que fica entre os comprimentos de onda do infravermelho e do rádio, atingindo a camada de pele onde se localizam as glândulas sudoríparas. Assim, em razão do seu potencial sobre a água, acaba por "cozinhar" essas glândulas.

Diferentemente da cirurgia, o tratamento de hiperidrose axilar com micro-ondas é rápido, realizado em ambiente ambulatorial e com uso de anestesia local. O MiraDry utiliza um sistema de energia que atinge e destrói as células de suor e odor na sua axila.

Uma vez que essas células são eliminadas, as mesmas não crescem novamente. Sendo assim, uma vez que elas se foram, se foram para sempre.

Tratamento por toxina botulínica (Botox)

A hiperidrose palmar pode ser tratada com toxina botulínica, o popular botox. O tratamento consiste em utilizar as propriedades paralisantes da toxina para travar as glândulas sudoríparas excretoras do suor excessivo.

Assim como as micro-ondas, a terapia com toxina botulínica tem rápida recuperação, no entanto, seus efeitos são temporários, restringindo-se há no máximo seis meses.

Saiba onde encontrar tratamento por microondas: Miradry

Saiba onde encontrar tratamento por toxina botulínica: Clínicas Leger

 


Links Relacionados


Óleo de coco pode fazer mal e não traz benefícios para a saúde

Óleo de coco pode fazer mal e não traz benefícios para a saúde

Isso mesmo, o óleo queridinho e milagroso, indicado para o emagrecimento, preven&cc ....
Os benefícios da melancia

Os benefícios da melancia

Com a chegada do verão e, consequentemente do calor, os alimentos refrescantes passam a se ....
Sem Foto

Descubra dicas de como utilizar repelentes sem agredir a pele

Com o calor, a quantidade de mosquitos aumenta e a picada do inseto pode causar coceira e ....
Cuidados para manter as unhas fortalecidas

Cuidados para manter as unhas fortalecidas

Poucas coisas são tão incômodas quanto quebrar a unha. Porém, a ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo