Acupuntura

Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um método de tratamento de saúde complementar.

Diagnóstico e tratamento são baseados nos ensinamentos clássicos da medicina tradicional chinesa. A técnica busca alterar canais energéticos do corpo - os meridianos, de acordo com o equilíbrio de yin e yang.

Fazendo uso de agulhas, aplicadas em pontos definidos do corpo - chamados acupontos - que se distribuem sobre os meridianos é possível obter os efeitos medicinais buscados pelo paciente.



Também fazem parte do tratamento acupunterápico a moxabustão (uso de calor nos acupontos), auriculoterapia (estímulo de pontos na orelha) e, mais recentemente, a eletroacupuntura (uso de estimulo elétrico nos acupontos).

O estímulo dos meridianos pode ser feito com os mais diversos materiais, não sendo restrito o uso de agulhas. Moedas, pentes de osso ou de jade, ventosas, massagens e sangria são variações inclusas na acupuntura, criadas pelas escolas que derivaram da técnica criada na China

Algumas dessas técnicas usam recursos tecnológicos para aperfeiçoar a prática acupunterápica. Entretanto, é fundamental registrar que os mapas de meridianos e o raciocínio que se desenvolve na verificação e tratamento dos problemas do paciente é baseado em conceitos que permanecem os mesmos desde os primórdios da civilização chinesa. Conceitos esses que são completamente estranhos à medicina ocidental.

O diagnóstico é feito através de um longo questionário, sobre vários aspectos da vida do paciente, além da observação de algumas características físicas, como a pulsação, a respiração, a cor e o aspecto da pele e da língua. Assim, o problema é identificado e o paciente recebe a orientação sobre os pontos que serão estimulados durante um número determinado de sessões.


A técnica é utilizada há milênios, mostrando benefícios aos mais variados tipos de enfermidade. Pacientes com problemas gastroentestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos, neurológicos, ginecológicos e até dermatológicos podem fazer uso da técnica.

A prática da acupuntura é realizada por profissionais treinados, com conhecimentos específicos da medicina tradicional chinesa. 

Links Relacionados


Nutrologia

Nutrologia

A nutrologia (nutrição clínica) é uma segmentaçã ....
Idebenona

Idebenona

A idebenona é uma substância que já é usada há mais de 20 anos devido à propriedade antiox ....
Coletor Menstrual: opção econômica e ecológica

Coletor Menstrual: opção econômica e ecológica

Coletor menstrual é um recipiente reutilizável, em formato parecido com o um sino ou uma t ....
Creme para remoção de tatuagem deve ser lançado em breve

Creme para remoção de tatuagem deve ser lançado em breve

Creme para remoção de tatuagem está sendo pesquisado pelo laborat&oac ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo