Causas do inchaço no joelho e como reduzir a dor

O inchaço do joelho é causado por acúmulo de líquido sinovial, sangue ou pus. A condição que provoca dor e redução da mobilidade é conhecida também por derrame articular, tumefação ou, popularmente, "água no joelho”. Os motivos são muitos e desencadeados geralmente pela prática esportiva, podendo ocorrer em uma hora ou em mais de dois dias após o exercício.

A causa mais provável de inchaço é a artrose, degeneração da cartilagem caracterizada por uma superprodução de fluido articular com período agudos e de remissão. O inchaço pode surgir também após entorse com alta chance de ruptura do ligamento cruzado interior, podendo haver ainda danos em ligamentos, tendões, bursas, menisco ou cartilagem articular. Artrose e lesão de menisco podem causar cisto de Baker, acúmulo de líquido na bursa poplítea atrás do joelho acompanhado ou não de dor e rigidez.

O líquido acumulado nas bursas que reduz o atrito entre músculos, tendões e pele tende a aumentar de volume quando a estrutura é muito exigida e inflama, o que chamamos de bursite.

Quando o inchaço é acompanhado de dor, vermelhidão e aquecimento na região podemos ter um quadro clássico de gota, causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico. Esta condição é mais comuns em homens e tende a agravar-se com a ingestão de álcool, frutos do mar e carnes vermelha. Os sintomas podem estar relacionados ainda à pseudo-gota, quando há acúmulo de cristais de pirofosfato de cálcio.

A sensibilidade das articulações pode caracterizar a artrite reumatoide, uma doença autoimune na qual o organismo fabrica anticorpos contra o tecido sinovial que reveste a articulação. O problema manifesta-se principalmente nas mãos, punhos e pés, causando inchaço, rigidez, dor, sensibilidade e vermelhidão em ambos os lados do corpo. Quando há febre os sintomas podem significar artrite séptica, caracterizada pelo acúmulo de pus por proliferação de bactérias ou outros micro-organismos na articulação. Nas crianças e adolescentes a artrite pode causar ainda febre e erupções cutâneas.

Se o joelho apresentar estalidos o caso pode ser de interposição da plica sinovial medial, uma invaginação da membrana que envolve o joelho, entre a patela e o fêmur.

Como aliviar a dor no joelho?

Quando o inchaço do joelho dificultar a execução de suas tarefas diárias a primeira atitude deve ser evitar qualquer tipo de esforço local e marcar um médico. Para aliviar a dor até o dia da consulta recomenda-se gelo, compressão e elevação.

O gelo ou compressa fria deve ser aplicado de três a quatro vezes ao dia por 15 minutos a uma hora sempre envolto em uma toalha ou pano de prato para não queimar a pele. Remova o gelo se a área começar a ficar dormente. Não use gelo se você tiver diabetes ou problemas em seus nervos ou vasos sanguíneos.

Faixas elástica de compressão ajudam a reduzir o inchaço, assim como manter o joelho elevado, de preferência acima do nível do coração.


Links Relacionados


Cãibra

Cãibra

As cãibras são espasmos (contrações involuntárias) e dolorosas do músculo esquelético que, ....
Fisioterapia

Fisioterapia

O que é fisioterapia? A fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previn ....
Canelite pode causar fratura em corredoras

Canelite pode causar fratura em corredoras

Canelite é uma inflamação da canela que recebe também a nomenclatura médica de síndrome do ....
RPG - Reeducação Postural Global

RPG - Reeducação Postural Global

Reeducação Postural Global, ou simplesmente RPG, é um método inovador criado pelo fr ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo