Descubra as lesões mais comuns na natação e como prevenir

Natação pode gerar lesões no ombro, pescoço, parte inferior das costas e joelhos. As causas podem ser por uso excessivo ou por técnica incorreta.

O nado livre ou crawl pode implicar no desenvolvimento de problemas de ombro. Muitos nadadores têm tendência a apresentar um relaxamento nos ligamentos que provoca instabilidade na movimentação do ombro. O problema mais comum surge no desequilíbrio de desenvolvimento dos adutores e rotadores internos do braço enquanto rotadores externos e estabilizadores são pouco trabalhados. Assim temos o distaciamento da cápsula anterior e a movimentação do úmero para frente e para cima, comprometendo o espaço subacromial, onde estão os tendões do supraespinhal e do bíceps.

Em outros estilos as lesões podem envolver o braço no borboleta e o nado de costas, causando síndromes de estresse e até epicondilite lateral no cotovelo. Lesões no joelho são mais comuns devido ao pontapé especializado no nado de peito, que pode gerar síndrome do estresse colateral medial, síndrome patelofemoral ou síndrome da plica sinovial medial.

Como prevenir lesões na natação

Para prevenir lesões na natação é recomendado adotar uma boa técnica de braçadas, alternar entre os diferentes estilos, fortalecer o manguito rotador pré, pós e durante a temporada, massagear a musculatura, realizar fisioterapia analgésica e motora, mobilizações, manipulações, elevação (PRICE), gelo, compressão, acupuntura e agulhamento seco.


Links Relacionados


Sem Foto

Leger Estética Porto Alegre

O Leger Estética Porto Alegre é um espaço desenvolvido para contribui ....
Canelite pode causar fratura em corredoras

Canelite pode causar fratura em corredoras

Canelite é uma inflamação da canela que recebe também a nomenclatura médica de síndrome do ....
Fisioterapia

Fisioterapia

O que é fisioterapia? A fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previn ....
Fisioterapia Respiratória

Fisioterapia Respiratória

Fisioterapia Respiratória é uma técnica aplicada que visa a liberação das vias respiratór ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo