Cãibra

As cãibras são espasmos (contrações involuntárias) e dolorosas do músculo esquelético que, geralmente, ocorrem à noite,  e em pessoas que não estão com condicionamento físico adequado. Os músculos com mais probabilidade de terem cãibra são: panturrilha, coxas, pés, mãos, braços e abdômen.

Além da falta de preparo físico, a possibilidade de ocorrência das cãibras pode estar relacionada a diversos outros fatores, embora a cãibra em si não tenha causa definida. Essa contração involuntária pode ser resultado de acúmulo de ácido lático ou de desidratação.

 

Pode estar relacionada também à baixa quantidade de certos nutrientes no organismo, como potássio e cálcio. Algumas condições de saúde podem também estar mais sujeitas às cãibras, como alcoolismo, hipotireoidismo, insuficiência renal, uso de certos medicamentos e gravidez.

Sem contar a dor no momento, a cãibra não é prejudicial à saúde e não necessita de tratamento. É importante que, durante o espasmo muscular, se force mais ainda o local, até que a dor diminua. Depois, é preciso fazer uma massagem na área e uma breve alongamento.

A busca por ajuda médica no caso das cãibras deve ocorrer nos casos em que os cuidados indicados - beber líquido durante o exercício físico e fazer alongamento, por exemplo - não estejam solucionando o problema, em casos em que os espasmos forem muito frequentes ou durarem muito tempo.


Será verdade que banana impede cãibras?
 

Links Relacionados


Sem Foto

Leger Estética Porto Alegre

O Leger Estética Porto Alegre é um espaço desenvolvido para contribui ....
Cãibra

Cãibra

As cãibras são espasmos (contrações involuntárias) e dolorosas do músculo esquelético que, ....
Fisioterapia Dermatofuncional

Fisioterapia Dermatofuncional

A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade relativamente recente, sendo uma área ....
Canelite pode causar fratura em corredoras

Canelite pode causar fratura em corredoras

Canelite é uma inflamação da canela que recebe também a nomenclatura médica de síndrome do ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo