Ácidos graxos poliinsaturados e os benefícios para pele

Ácido graxo e glicerol são componentes orgânicos que formam os triglicerídeos, as moléculas de gordura. Os ácidos graxos podem ser divididos em monoinsaturados, saturados e poliinsaturados, sendo os dois primeiros produzidos pelo corpo e por isso considerados não-essenciais na alimentação. O ácido graxo poliinsaturado é obtido apenas através da quebra de gordura dos alimentos, por não ser produzido pelo corpo precisa fazer parte da dieta, sendo obtido apenas a partir da quebra da gordura dos alimentos e por isso considerado essencial.

O ômega 3 e o ômega 6 são os ácidos graxos poliinsaturados extraídos da alimentação, enquanto o ômega 9 é produzido pelo corpo. Peixes de água fria, frutos do mar, óleo de canola e sementes de cânhamo são fontes naturais de Ômega 3. Para obter ômega 9 é preciso consumir regularmente óleo de girassol, milho, soja e sementes oleaginosas.

A deficiência de ácido graxo poliinsaturado ômega 6 favorece a osteoporose. Em geral, os ácidos graxos são capazes de ajudar no controle da lipidemia, contribuindo para o aumento do HDL (colesterol bom) e redução do LDL (colesterol ruim), além de conter reações inflamatórias. Isso significa que essas substâncias podem ser coadjuvantes no tratamento de doenças cardiovasculares, artrite, psoríase, entre outras. O ômega 3 pode inclusive reduzir a depressão, hiperatividade e déficit de atenção.

Os benefícios cerebrais deste ácido justificam-se por ele ser um componente estrutural da matéria cinzenta, que colabora para a comunicação entre as células nervosas. O ômega 3 ajuda na construção das bainhas de mielina ao redor das fibras nervosas, permitindo assim uma melhor neurotransmissão química. Essa formação contribui para o humor e a memória ao criar um ambiente ideal para a troca de mensagens entre as células do cérebro. Até mesmo o Mal de Alzheimer pode ser prevenido e retardado pelo ácido.

As vantagens do ômega 3 para o sistema nervoso estão presentes desde a formação do feto, na verdade. Ele ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso e auxilia no desenvolvimento visual e cognitivo. Outro benefício está relacionado a formação do manto hidrolíptico da pele, o que contribui para proteção, hidratação e retarda o envelhecimento.

Enquanto isso, o ômega 6 tem entre suas principais funções a formação das membranas celulares, a síntese hormonal, o correto funcionamento do sistema imunológico, a adequada formação da retina e também a transmissão dos impulsos nervosos. Os ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados (azeite de oliva), ao contrário dos ácidos graxos saturados, não formam depósitos gordurosos que obstruem as artérias. Por isso deve-se consumir diariamente óleos e azeites de diferentes tipos, sempre com moderação. Suspender por completo os óleos e azeites da dieta é um grave erro, já que são a principal fonte de vitamina E, a qual cumpre uma importante função antioxidante. A oxidação das células é um processo promovido pelos radicais livres, moléculas que possuem um elétron a menos na ultima camada e roubam esse elétron de outras moléculas para estabilizarem-se, causando a degradação das células e contribuindo para o envelhecimento.

Atualmente os ácidos poliinsaturados tem sido utilizados na fabricação de cosméticos para melhorar a saúde da pele. Cremes enriquecidos com ômega 3, 6 e 9 favorecem o aumento da permeabilidade da barreira do extrato córneo, permitindo a passagem de nutrientes entre o meio intra e extracelular, ao mesmo tempo que evita a desidratação. Ao contribuir para oleosidade da pele o ômega 6 evita ressecamento e problemas de escamação, proporcionando assim brilho e maciez. O ácido também é capaz de modular a resposta imune da epiderme prevenindo dermatoses inflamatórias, acne, psoríase, dermatite atópia, lúpus eritematoso e até câncer de pele. Já o ômega-3 serve de ligante dos receptores ativadores-proliferadores do peroxisomo (PPARs), os quais são importantes no metabolismo lipídico, contribuindo para formação do manto hidrolíptico, além de influenciar no equilíbrio da glicose e da insulina.

Publicidade


Links Relacionados


Cravos

Cravos

Cravo é uma espinha (acne) não inflamada. Quando uma quantidade de sebo e pedaços de célu ....
Envelhecimento

Envelhecimento

O envelhecimento deve ser visto e aceito por todos como um processo natural. No início do ....
Dia Nacional de Combate ao Câncer

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Dia 27 de novembro foi o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data bastante conveniente para ....
Adesivos de silicone antissinais para rugas no rosto e no colo

Adesivos de silicone antissinais para rugas no rosto e no colo

A linha Supérbia apresenta uma solução não invasiva para comba ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo