Botox

Publicado em: 21-08-2012

Aplicação de botox em rugas glabelares

O que é e para que serve o Botox?

O Botox é uma marca comercial para a substância toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulim, com potente ação paralisante que, quando usada em pequenas doses, não faz mal à saúde. É utilizada para tratar rugas e amenizar alguns aspectos do envelhecimento facial. 

O Botox é utilizado para a correção de rugas de expressão, como rugas na testa, o sulcos formados entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha”. As rugas são o resultado da contração muscular facial, pois o músculo, ao ser contraído repetidas vezes, fica hipertrofiado e com tonicidade aumentada. Esta hipertrofia gera a formação de sulcos e rugas na pele que ao decorrer dos anos aparecem cada vez mais, devido aos gestos faciais que realizamos. 

Como se deu a descoberta de que uma bactéria poderia ser usada para fins estéticos?

Cloristridium botulim

No diagnóstico do médico Justinus Kerner, foi percebida a ação da bactéria Clostridium botulim levava à paralisia muscular progressiva, ptose palpebral - fechamento dos olhos -, dificuldade de deglutição, visão dupla. Essas características fizeram com que Kerner pensasse na possibilidade do uso da bactéria para tratar dos espasmos musculares, como a hipermotilidade. 

Em 1896, Emile Pierre Van Ermengen isolou esta bactéria, mas terminou por perder o interesse em estudá-la. No final da década de 60, o oftalmologista Alan Scott, procurava uma solução alternativa para um tratamento não cirúrgico do estrabismo, de modo que, durante seus experimentos foi utilizada a toxina tipo A em macacos, que apresentaram paralisia no músculo aplicado.

Já na década de 70, o Food And Drug Administration (FDA) liberou o uso da toxina botulínica tipo A em seres humanos. A substância foi aplicada como tratamento por Scott que identificou segurança e viabilidade para aplicar em outras indicações que não somente a oftalmologia, com áreas médicas e estéticas. Jean Carrhuthers trabalhou com Scott aplicando a toxina para o tratamento de estrabismo, momento em que foi relatado por um paciente que as suas rugas diminuíam bastante quando a toxina era aplicada. Carrhuthers começou então a usá-la para o tratamento das rugas e o combate ao envelhecimento.

Além da ação bloqueadora na musculatura estriada, foi percebido que o Botox bloqueava a transmissão de estímulo no sistema nervoso autônomo. No ano de 1995, um voluntário médico se auto-injetou uma unidade de toxina botulínica A no subcutâneo do antebraço, conseguindo com isso a abolição da sudorese.

Tempos depois, na Europa, estudou-se a abolição de sudorese em voluntários sem hiperidrose e, por fim, em pacientes com hiperidrose axilar. Logo depois nos EUA, se aplicou a toxina em hiperidrose das mãos.


Como é realizada a aplicação do botox?

O Botox como popularmente é chamado, é realizado com a aplicação da toxina botulínica diluída em soro fisiológico, diretamente no músculo, fazendo com que ocorra uma paralisia temporária. Assim, com o relaxamento do rosto age fornecendo o desaparecimento das rugas mais leves e atenuando as mais profundas. O resultado é visto em no máximo três dias e o retoque é realizado após vinte dias, caso exista assimetria.

A aplicação é dolorida?

A maioria dos pacientes não reclamam de dor nas aplicações, uma vez que a agulha é bastante fina. Para os mais sensíveis, pode-se aplicar um creme anestésico de 30 a 60 minutos antes do procedimento para atenuar o incômodo.

Qual é o tempo de atuação do Botox?

O efeito do Botox dura em torno de quatro meses, de modo que, geralmente, a sessão é refeita e os resultados voltam imediatamente. A repetição pode ser feita quantas vezes o paciente desejar, e caso tenha continuidade, o tempo de duração do efeito pode aumentar.

Qual a diferença entre Botox e preenchimento?

As diferenças entre Botox e preenchimento, ou bioplastia, são grandes. Na bioplastia procura-se aumentar alguma parte do corpo por diversas razões, como corrigir depressões. O preenchimento é realizado com anestesia local, no próprio consultório do médico e permite ao paciente voltar às suas atividades em seguida. Além de criar volumes, preenchimentos como a bioplastia são definitivos. 

O Botox, no entanto, tem propriedade de causar uma paralisia muscular no local onde a substância é injetada, com o fim de corrigir imperfeições como rugas, linhas de expressão, entre outras. A duração de Botox não passa de alguns meses.

Quais os possíveis riscos do Botox?

É necessário alertar que o uso do Botox de forma exagerada pode causar riscos. A indicação dos médicos é a repetição do uso num intervalo de seis em seis meses.  O não seguimento dessas recomendações ou a aplicação realizada por profissionais incapacitados pode resultar em hematomas, perda da expressão facial, queda das pálpebras e enfraquecimento dos músculos.  

O uso exacerbado de aplicadas nas rugas do pescoço pode causar enfraquecimento dos músculos flexores e, às vezes, dificuldade temporária para deglutir.  Sem contar que em excesso, acaba-se perdendo a naturalidade da face, deixando a pessoa com aparência artificial.

De acordo com a FDA, quando o Botox se estende para além da região aplicada, gera a paralisação e o enfraquecimento dos músculos que são responsáveis pela respiração e deglutição, podendo em casos mais extremos, ocasionar a morte.

Conheça alguns famosos que optaram por fazer Botox:

Com a crescente preocupação com a beleza, um número cada vez maior de pessoas faz de tudo para melhorar a aparência. Diversos famosos, confessos ou não, já aderiram às aplicações de Botox para amenizar os efeito da idade, ou então, para aperfeiçoar ainda mais alguma parte de rosto. 

Preços e valor do Botox

O Botox já foi febre nos anos 90 e passou por um período de descrédito no início dos anos 2000, quando a paralisação do músculo impedia a realização de certos movimentos faciais, tornando evidente a presença da toxina. Contudo, hoje em dia, a evolução da técnica não produz mais a temida "aparência congelada", o que fez o Botox voltar a ser um dos procedimentos mais procurados para rejuvenescimento sem cirurgia. Uma aplicação de Botox tem um preço a partir de R$ 1.000. O tratamento deve ser feito por médico com registro no Conselho de Medicina e em ambiente devidamente higienizado segundo as exigências da Vigilância Sanitária. É importante verificar também se a marca de toxina botulínica utilizada possui liberação da Anvisa. Clínicas que oferecem qualquer valor muito inferior podem estar utilizando produtos de baixa qualidade ou executando o procedimento sem as devidas condições de segurança.

botox toxina botulinica onde encontrar

 






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

Sandra margarete quessada
09/03/2016 s 20:13
Oi gostaria de saber o endereo da clnica e saber o valor da aplicao tenho 45 anos tenho expresso e rugas obrigado

Josi
07/10/2015 s 15:53
Por gentileza gostaria de saber o valor do Botox

nelsa
13/07/2015 s 20:56
gostaria de saber o endereo da clinica, e o valor da avaliao, e mais o menos quanto eu gasto para um reparo facial, sou bem sincera tenho bastante rugas, tenho 51 anos mas emagreci muito ultimamente

Bioplastia e Esttica Moema
29/07/2014 s 15:28


Resposta:Obrigado pelo seu contato, encaminhamos sua pergunta para nossa equipe. Atenciosamente Portal Estticas.
ROSANGELA DA SILVA LEITE
16/02/2014 s 22:02
EU QUERO COLOCA MAIS QUERO SABER QUANTO E.QUERO FAZER NA DESTA.ESPERO RESPOSTA...

DILMA PINTO
16/01/2013 s 19:53
GOSTARIA DE SABER SE APICACAO DE BOTOX TAMBEM PARA PELE FLACIDA POIS MEU PROBLEMA MAIS FLACIDES.AGRADECO

Resposta:Sua resposta ser encaminhada por e-mail. Obrigado. Att, Equipe Estticas.

 

voltar ao topo