Drenagem Linfática Manual

Drenagem linfática: A drenagem linfática manual constitui uma técnica realizada por movimentos suaves e precisos, circulares e espirais. Sua ação melhora o fluxo linfático, fazendo com que a linfa flua melhor. O trabalho é intensivo e realizado nos centros de gânglios linfáticos. 

Primeiramente, trata-se do sistema linfático superior (zona do coração, dos gânglios linfáticos do pescoço, da garganta, dos ombros) e depois, evoluindo de forma progressiva, para as zonas afetadas, mais afastadas do coração. Na maioria dos casos este tratamento tem a duração de 30 a 40 minutos a facial e de 50 minutos à uma hora a corporal.

Drenagem linfática manual

Como a drenagem linfática age no organismo?

A drenagem estimula a circulação nos vasos linfáticos ao acelerar a absorção de líquidos e das macromoléculas do tecido intersticial, devido pela ativação da capacidade peristáltica (capacidade de fazer movimentos involuntários que empurram o alimento) destes vasos. Com isso, ela faz absorver inúmeras formas de edemas (acúmulo anormal de líquido) não somente os aparentes, como também nas formas menos visíveis. A drenagem linfática estimula o processo imunitário, ao aumentar, na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos.

O processo de drenagem linfática também favorece a regeneração dos tecidos, fato esse que é explicado pela eliminação do edema intersticial, causador da diminuição do ritmo da microcirculação. Essa regeneração também se explica devido ao aumento da produção de linfócitos, cujo núcleo tem um papel alimentício e regenerador para os tecidos. Este fenômeno foi observado em úlceras varicosas, osteoporoses, celulites e enxertos de órgãos.

A drenagem linfática manual exerce uma ação sedativa, tranquilizante e relaxante. Favorece, ainda, o predomínio do sistema nervoso parassimpático - parte do sistema nervoso autônomo que preside à recuperação de forças e à regeneração de tecidos. De fato, quando se inicia o tratamento, a maioria dos pacientes sente que seus músculos ficam relaxados, as pálpebras pesadas e uma sensação de sonolência.

Quantas sessões de drenagem linfática são necessárias?

Para resultados satisfatórios, recomenda-se de seis a dez sessões, de uma a três vezes por semana. Essa estimativa varia conforme avaliação  profissional e os objetivos do tratamento.

Qual a importância da drenagem linfática?

A drenagem linfática manual é importante por estimular o bom funcionamento do organismo. Entre os benefícios, está a melhora da circulação sanguínea, que elimina toxinas e diminui a retenção hídrica (que provoca inchaços), ajudando a evitar a oxigenação celular e, consequentemente, a melhor nutrição tecidual.

Quais são as indicações para a drenagem linfática?

Entre as indicações estão a estética facial e corporal, pré e pós-operatórios, cicatrizes hipertróficas, estresse, traumatologia, eliminação dos dejetos da metabolização celular, diminuição da fibrose tissular, celulites, varizes, gorduras localizadas, sinusite, rinite, enxaquecas, tendinites, entre outras..

Quais as contraindicações?

Tumores cutâneos, grandes dermatoses, fragilidade capilar, doenças infecciosas evolutivas, reumatismos inflamatórios, insuficiência cardíaca, febre e tromboflebites.

Quais os cuidados necessários para evitar a formação de um linfoedema pós-drenagem?

Manter a zona afetada sempre limpa, utilizar cremes hidratantes sem álcool e com PH correto, evitar temperaturas elevadas, fazer análises de sangue, medir a tensão arterial, fazer acupuntura, evitar roupas apertadas e tudo que possa prejudicar a circulação, evitar cortes, queimaduras e movimentos bruscos e beber bastante água.

drenagem linfatica onde encontrar

 

 


Veja também drenagem linfática em Porto Alegre


Links Relacionados


Massagem Relaxante

Massagem Relaxante

O que é a massagem relaxante?   A massagem relaxante utiliza movimentos suaves ....
Massagem Craniana

Massagem Craniana

O que é massagem craniana? A massagem oriental craniana é baseada na medici ....
Massoterapia

Massoterapia

A massoterapia consiste no tratamento através de massagens. Através da manipulação dos tec ....
Reflexologia

Reflexologia

A terapia fundamenta-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e na ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

raphael
13/01/2016 às 20:27
oq acontece se eu fizer a drenagem linfática em pessoas alcoolica ou usuários de drogas ?

josefa nunes
26/07/2013 às 13:03
Amei essa dica trabalho com estetica

voltar ao topo