Envelhecimento

O envelhecimento deve ser visto e aceito por todos como um processo natural. No início do século passado, a média de expectativa de vida era de 50 anos, enquanto que, atualmente, chega-se aos 90 sem qualquer truque.  Ao passo que a expectativa de vida está crescendo, a juventude é cada vez mais valorizada, levando as pessoas a procurarem alternativas para vencer o envelhecimento.

Envelhecimento

Como é caracterizado o envelhecimento?

O envelhecimento é caracterizado pelo desgaste dos vários setores do organismo, refletido em alterações no seu funcionamento. A ideia da influência genética está também ligada ao envelhecimento, de modo que os genes podem codificar a mensagem para o início do processo do envelhecimento.

Os radicais livres também participam deste processo, originando reações químicas, principalmente a oxidação, que desencadeia processos nocivos ao organismo, sendo influenciadas por radiações, doenças, fumo e estresse. Além disso, as alterações hormonais, a falência ou deficiência do sistema endócrino contribuem para as alterações próprias do envelhecimento.

O sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo também se desgasta com o passar do tempo, assim, as funções imunológicas, principalmente aquelas ligadas à imunidade celular, tornam-se ineficientes, expondo o idoso a um maior número de processos infecciosos, inflamatórios e carcinogênicos.

Como funciona o fotoenvelhecimento?

O termo fotoenvelhecimento está literalmente ligado à exposição ao sol. Rugas, manchas marrons, aspereza, telangiectasias (pequenos vasos na superfície da pele) e cor amarelada da pele, não são totalmente ligadas ao envelhecimento, mas, principalmente, aos efeitos nocivos do Sol.

O fotoenvelhecimento é causado principalmente pela radiação ultravioleta B e ultravioleta A, sendo estas as mais relacionadas aos danos causados à pele. No entanto, a radiação ultravioleta B é responsável pelos danos mais graves à cútis, como o avermelhamento da pele, queimaduras e danos crônicos, tal como câncer de pele. Outra alteração marcante causada pelo Sol é a diminuição das células de Langerhans, responsáveis pela resistência imunológica da pele.

Como prevenir o fotoenvelhecimento?

Para retardar ao máximo o fotoenvelhecimento, tome os cuidados necessários desde cedo e passe esses costumes aos seus filhos. Evite exposição solar nos horários de maior intensidade de radiação - entre as 10h e às 16h, sem se esquecer do horário de verão. É necessário usar diariamente protetor solar de FPS 15 ou maior, que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB (devem ser reaplicados de duas em duas horas). Procure proteger as áreas mais expostas do corpo usando chapéus, roupas folgadas de tecidos naturais e cores claras e óculos escuros.

O que é envelhecimento cutâneo?

O principal fator do  envelhecimento cutâneo  é a nossa predisposição genética, de modo que genes podem conduzir a velocidade do envelhecimento. Isso porque estão nos genes as informações que determinam a idade das células do corpo. Assim, à medida que vamos envelhecendo, verificam-se alterações bioquímicas, histológicas e fisiológicas que comprometem a integridade da pele, acentuando-se a partir de determinada idade.

Outros fatores que afetam o envelhecimento são fatores ambientais, tais como a radiação UV, a poluição, o uso de drogas como o cigarro e o álcool, o pouco tempo de sono e a alimentação pouco equilibrada.  A força da gravidade, a repetição constante de movimentos e a contração muscular da face, juntamente com a pressão constante sobre a pele, aceleram o envelhecimento intrínseco.

Como prevenir o envelhecimento cutâneo?

O consumo e absorção de nutrientes antioxidantes é uma boa forma de prevenção. Eles agem diretamente na neutralização dos radicais livres gerados pelo metabolismo celular ou por fontes exógenas, evitando a perda da integridade celular. Exemplos de fontes antioxidantes são as vitaminas A, C e E, os carotenóides, flavonoides, o selênio e seu potencial antioxidante na prevenção do envelhecimento da pele.

Alguns trabalhos evidenciam que os antioxidantes não atuam sozinhos, mas agem em ação simultânea. A alimentação saudável como a ingestão de frutas e hortaliças pode garantir a quantidade de antioxidantes para a prevenção do envelhecimento cutâneo. O consumo de nutrientes antioxidantes em suplementos orais pode ser eficaz, desde que se considere a biodisponibilidade e que não atinja o limiar pró-oxidante.

Outros ativos muito úteis no tratamento do  envelhecimento da pele são os fitoestrógenos. Encontrados na isoflavona e no extrato glicólico de soja, esses ativos ajudam a suprir a falta de hormônio feminino na pele. Estas formulações agem melhorando a hidratação e a elasticidade da pele por meio do seu efeito hidratante, antioxidante e renovador celular.

O uso diário de filtro solar diminui a formação de manchas, rugas leves e previne o aparecimento de queratose e câncer de pele. Atualmente, sabe-se que o uso precoce e continuado, evita o dano acumulativo, prevenindo o processo de envelhecimento actínico.


artigo envelhecimento da pele

Links Relacionados


Esfoliação

Esfoliação

Técnica retira manchas e previne pelos encravados O que é uma esfoliação e para que ....
Rugas

Rugas

O que causa as rugas? As rugas de expressão aparecem devido a contração da musc ....
Vitiligo

Vitiligo

O que é vitiligo? O vitiligo se caracteriza pela diminuição ou falta de melanin ....
Tricologia

Tricologia

A tricologia tem por objetivo o tratamento de doenças do couro cabeludo, assim como a inte ....
Cravos

Cravos

Cravo é uma espinha (acne) não inflamada. Quando uma quantidade de sebo e pedaços de célu ....
Dermatite de Contato

Dermatite de Contato

A dermatite de contato é uma reação inflamatória da pele que ocorre devido à exposição a u ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

priscila bueno trevisan
28/02/2013 às 20:58
como tratar a foto envelhecimento e que cuidados ter depois do tratamento e pos e durante e tipo de produtos esteticos podem ser usados para prervenir e para que nao volte acontecer.

Resposta:Oi Priscila, Encaminharemos sua resposta por e-mail. Att, Equipe Estéticas

voltar ao topo