Mancha Vinho do Porto

O que são as manchas vinho do porto?

As manchas vinho do porto são malformações vasculares que acometem menos de 1% dos bebês. Ocorrem devido a uma dilatação dos capilares dérmicos superficiais, que se transformam em manchas com coloração rosa ou vermelha, em tamanhos que variam de milímetros até centímetros de diâmetro, podendo ocupar quase metade da face. São mais comuns na cabeça e no pescoço, mas podem ocorrer também no tronco ou membros. São geralmente planas, às vezes com algumas áreas mais elevadas, mas a profundidade real da lesão é imprevisível, podendo afetar até mesmo músculos e ossos.
Mancha Vinho do Porto
Quando se deve começar o tratamento para as manchas vinho do porto?

O tratamento deve ser mais urgente quando as manchas estiverem localizadas em áreas expostas, a fim de eliminá-las antes da idade escolar, evitando problemas psicológicos à criança. É importante que ele comece cedo, ainda no primeiro ano de vida, para que os resultados sejam melhores visto que, muitas vezes, com o tempo, o paciente tende a ficar com escurecimento e espessamento da derme, podendo evoluir para uma nodosidade. 

As manchas vinho do porto podem estar associadas ao glaucoma, quando ocorrem ao redor dos olhos, ou fazer parte de uma síndrome neurológica chamada Sturge-Weber, sendo imprescindível a avaliação médica para que se possa diagnosticar corretamente e, assim, prescrever o tratamento adequado.

Quais são os tratamentos disponíveis para as manchas vinho do porto?

A opção mais conhecida de tratamento é a laser, e seu resultado depende da tecnologia envolvida, bem como a idade do paciente e a localização da mancha vinho do porto. O início do tratamento é semelhante ao feito para telangiectasias (pequenos capilares avermelhados, finos e ramificados localizados na pele) e manchas vasculares. Consiste na utilização de um laser que possua afinidade pela oxiemoglobina, levando a fototermólise seletiva e promovendo a fotocoagulação dos vasinhos envolvidos. 

As tecnologias desenvolvidas para tratar as manchas vinho do porto são a luz pulsada e o laser de Yag pulso longo. O último tende a ser mais efetivo, com melhores resultados e menor número de sessões. Entretanto, também é um pouco mais agressivo, mas nada que impeça o retorno imediato às atividades diárias do paciente. Para ambos, contudo, é necessária a sedação da criança durante o procedimento e aproximadamente de 6 a 10 sessões para que os resultados comecem a ser percebidos. 

Algumas manchas são resistentes ao laser, e ficam cada vez mais à medida que o tempo passa, sendo importante que não se protele o início do tratamento. 


Links Relacionados


Lesões Vasculares

Lesões Vasculares

O que é telangiectasia?  São pequenos vasos sanguíneos dilatados, próximos ....
Psoríase

Psoríase

De causa desconhecida, a psoríase é caracterizada por lesões eritematoescamosas e pode afe ....
Causas da caspa

Causas da caspa

Caspa nada mais é do que a descamação do couro cabeludo agravada por uma inflamação na pe ....
Vitiligo

Vitiligo

O que é vitiligo? O vitiligo se caracteriza pela diminuição ou falta de melanin ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

simone
26/04/2016 às 16:43
no sus n tem disponivel em curitiba queria saber se tem alguma clinica q faca particular e com segurança por se tratar de um bb

simone
26/04/2016 às 16:25
meu filho tem 1 ano 4 meses e tem a mancha vinho do porto em face

ademir
26/08/2013 às 19:54
É possivel tratamento atraves do SUS ?

voltar ao topo