Novembro Azul pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Novembro se firmou no calendário mundial da saúde como o mês de prevenção ao câncer de próstata. Fazendo uma dobradinha com o Outubro Rosa, mês da prevenção ao câncer de mama. O Novembro Azul tem como uma das suas metas derrubar a barreira contra o preconceito ao exame de toque. Preconceito que, junto com a falta de informação, impossibilita que muitos homens se dediquem à prevenção e consequentemente ao diagnóstico precoce da doença.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Dados do instituto revelam que mais 13 mil homens morreram graças ao câncer de próstata em 2013.

Os principais exames utilizados para o rastreamento do câncer de próstata ainda são o exame de toque da próstata e o teste sanguíneo chamado de PSA. Uma grande parcela dos tumores vai alterar o PSA, assim que aparecerem, com tamanhos imperceptíveis. Entretanto, o exame de sangue não substitui o exame de toque. Eles se complementam, isto porque existem tumores, considerados até mais graves, que não alteram ou demoram certo tempo para alterar o valor do PSA. Nessas circunstâncias, eles poderiam ser identificados mais facilmente através do toque retal.

A próstata

A próstata é uma glândula que somente o homem possui e que fica na parte inferior do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Detecção de tumor na próstata

O INCA ainda recomenda que os pacientes que possuem um grau de risco maior, os que já possuem histórico familiar de câncer de próstata, os obesos e os negros devem começar sua avaliação a partir dos 45 anos. Os demais, que são considerados de baixo risco, recomenda-se iniciar os exames a partir de 50 anos. Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Homens que apresentam os exames de rastreamento normais devem ser reavaliados anualmente. Em caso de dúvidas ou algum desconforto, a reavaliação pode ser feita a cada seis meses ou então trimestralmente.

Segundo a cartilha do câncer de próstata do INCA, para confirmar a doença é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Sintomas e prevenção

O câncer de próstata é completamente assintomático nos estágios iniciais. É justamente neste momento em que deve ser detectado. Os sintomas aparecerão quando o tumor crescer e às vezes até com a doença já alcançando outras regiões do corpo.

Estágios mais avançados irão provocar sintomas locais como dor ou ardor ao urinar, dificuldade para esvaziar a bexiga, sangramento na urina e infecção urinária. Isto também pode ser seguido de dor lombar, fraqueza e dor muscular, além de perda de peso, cansaço fora do normal, fraturas ósseas e comprometimento do funcionamento dos Rins, Fígado e Pulmões.

Atualmente, com a melhoria dos métodos de detecção e tratamento do câncer de próstata, subiu consideravelmente as taxas de cura, podendo chegar a 95% para o paciente. Entre os benefícios de se fazer os exames de rotina para a prevenção, estão a possibilidade de identificar o câncer logo no início da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento.

Alguns hábitos de uma vida saudável como o combate ao sedentarismo e a obesidade, a pouca ingestão de gordura e de bebidas alcoólicas, além de evitar tabagismo, e praticar esportes, são a melhor maneira de se prevenir do câncer de próstata.


Links Relacionados


Novembro Azul pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Novembro Azul pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Novembro se firmou no calendário mundial da saúde como o mês de preven ....
Mosquito Aedes aegypti: doenças e prevenção

Mosquito Aedes aegypti: doenças e prevenção

Ultimamente, várias endemias e epidemias vem se tornando uma das grandes preocupa&c ....
Condiloma acuminado (HPV)

Condiloma acuminado (HPV)

  O que é o HPV? Conhecido popularmente como verruga genital causa lesões v ....
Síndrome de Parry Romberg

Síndrome de Parry Romberg

Síndrome de Parry Romberg é uma disfunção do sistema imunológico que provoca degeneração n ....

Comentários






Fazer Comentário/Pergunta



»










O Site Estéticas se reserva o direito de publicar os comentários deixados aqui, bem como não se responsabiliza nem assina pelos mesmos. Os dados registrados neste espaço são de total responsabilidade dos autores.

voltar ao topo